ESTUDO DO CORPO HUMANO COMO FERRAMENTA DE ENSINO E SAÚDE: RELATO DE VISITA

Autores

  • Andressa Schuh UFFS
  • Júlia Roberta Berner da Paixão UFFS
  • Rafael Kremer UFFS
  • Renata dos Santos Rabello UFFS
  • Regina Inês Kunz UFFS

Palavras-chave:

Promoção da Saúde, Educação Médica, Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde

Resumo

A extensão universitária tem como objetivo aproximar o conhecimento produzido nas instituições de ensino superior da realidade social, fortalecendo o vínculo entre universidade e comunidade. Nesse contexto, a promoção da saúde se destaca como um dos principais instrumentos de impacto, alcançada por meio da disseminação de informações corretas sobre o funcionamento do corpo, especialmente a partir do estudo da anatomia humana. Essa área do saber busca compreender a constituição e a organização do corpo e de seus sistemas, além de como eles atuam em conjunto. Foi nesse cenário que surgiu o Projeto “Conhecendo o Corpo Humano”, parte do Programa de Extensão “EducAção em Saúde: Ampliando Conhecimentos e Práticas Saudáveis”. Suas ações consistem em visitas guiadas ao laboratório de anatomia do Campus Passo Fundo/RS da UFFS. Desde o início de suas atividades, o projeto já recebeu estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas. No presente relato, será descrita a atividade realizada com um grupo de estudantes de um curso pré-vestibular da cidade de Passo Fundo. Cerca de 40 alunos foram recepcionados por acadêmicos do curso de medicina e professores da área. Como de costume, os diversos sistemas que compõem o corpo humano foram abordados de forma interativa, estimulando a participação por meio de perguntas e conexões com situações do cotidiano, seguidas de explicações teóricas. Por solicitação do próprio curso preparatório, esse encontro do projeto contou com abordagens mais aprofundadas em conceitos da anatomia, histologia e fisiologia humanas. Nesse sentido, foram elaborados materiais direcionados e específicos para essa visita. Desse modo, os temas foram abordados a fim de promover a educação em saúde ao mesmo tempo em que atenderam demandas específicas desse período preparatório para as provas. Ao final da explanação, os vestibulandos puderam explorar as peças anatômicas disponíveis no laboratório, sob supervisão e orientação dos universitários e professores presentes. A visita encerrou-se com a entrega de uma lista com questões e gabaritos comentados sobre os conteúdos estudados no dia, obtidas de cadernos de prova de universidades brasileiras. A atividade desenvolvida demonstrou o potencial das ações extensionistas na aproximação da universidade às demandas sociais. Além de proporcionar o contato direto com o curso de Medicina e o ambiente acadêmico, a visita contribuiu para a fixação de conteúdos relevantes ao período pré-vestibular, integrando o estudo do organismo humano a situações cotidianas. Essa abordagem favoreceu não apenas a preparação para as provas, mas também o autoconhecimento e a promoção da saúde, por meio do esclarecimento de dúvidas, do rompimento de mitos e do incentivo a hábitos saudáveis. Indicando o sucesso da estratégia, houve solicitação de novas visitas com a mesma metodologia ainda neste semestre. O espaço de diálogo entre acadêmicos, professores e estudantes fortaleceu o vínculo entre ensino superior e sociedade, demonstrando que a informação científica, quando compartilhada de forma acessível e contextualizada, é capaz de despertar curiosidade, promover reflexão e apoiar jovens em seu processo formativo.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências da Saúde - Extensão & Cultura - Campus Passo Fundo