EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO MÉDICA: VIVÊNCIAS COMUNITÁRIAS E FORTALECIMENTO DO COMPROMISSO SOCIAL

Autores

  • Letícia Carolina de Moraes UFFS
  • Jane Kelly Oliveira Friestino

Palavras-chave:

Extensão universitária

Resumo

A reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e a determinação do Ministério da Educação de que 10% da carga horária dos cursos de graduação sejam destinados à extensão universitária impulsionaram mudanças expressivas na formação médica no Brasil. Para se adequar às demandas atuais da formação médica, o curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), implementou o Projeto Integrador Interdisciplinar de Extensão (PIIEX), que se desenvolve do primeiro ao oitavo semestre, tendo início em 2023.2, e que prioriza o contato direto dos estudantes com diferentes realidades sociais. Atualmente, está em vigor o programa de “Extensão Integradora e Interdisciplinar na Formação Médica”, que promove ações por meio do PIIEX. Nesse contexto, em 2024, foi aprovado o novo Projeto Pedagógico de Curso (PPC), que, reformulado, passou a incluir uma disciplina específica para trabalhar a extensão, além de integrar a extensão no currículo de outras disciplinas. Até o momento, as ações foram executadas junto às comunidades rurais, povos indígenas, escolas, Organizações Não Governamentais (ONGs) e população privada de liberdade, em parceria com entidades representativas e em resposta às demandas levantadas pelas próprias comunidades. Essa dinâmica favorece o protagonismo estudantil, permitindo que os futuros profissionais da saúde assumam papel ativo na construção das intervenções, tenham mais contato com a população e conheçam profundamente, desde o início do curso, os desafios e potencialidades de cada território. As atividades vão desde ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, apresentações dialogadas, rodas de conversa, até projetos educativos e culturais, criando espaços de diálogo que fortalecem o vínculo da universidade com a sociedade e ampliam o acesso à informação em saúde. Ao vivenciar essas experiências, os estudantes desenvolvem sensibilidade social, capacidade de comunicação, pensamento crítico e compromisso ético e a capacidade de trabalhar em equipe, elementos essenciais para a consolidação de uma formação médica humanista e alinhada às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), em conformidade com o perfil de egresso preconizado pelo PPC do curdo de Medicina. Apesar de obstáculos como a limitação de recursos e as dificuldades logísticas, os resultados observados incluem o aprendizado técnico e científico, bem como o amadurecimento pessoal dos participantes. Os relatos da comunidade e as avaliações institucionais apontam que o desenvolvimento do PIIEX contribui para integrar ensino, pesquisa e extensão, transformando o processo formativo em uma experiência mais crítica, ética e socialmente comprometida.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências da Saúde - Extensão & Cultura - Campus Chapecó