LABCROKI: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZADO, INVESTIGAÇÃO E PRÁTICAS PROJETUAIS EM ARQUITETURA E URBANISMO
Palavras-chave:
Labcroki; Projeto de Extensão; Arquitetura e Urbanismo; ATHIS;Resumo
O presente resumo apresenta experiências e resultados parciais obtidos no Projeto de Extensão Labcroki: Experiências de aprendizado, investigação e práticas projetuais em Arquitetura e Urbanismo, vinculado ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O programa desenvolve-se como espaço de integração entre ensino, pesquisa e extensão, por meio da investigação projetual e da aplicação prática do conhecimento, em interface com os demais programas do laboratório e em articulação interdisciplinar com áreas como Geografia, Ciências Sociais, Psicologia e Engenharia Civil. Entre as ações realizadas, destacam-se a organização da sala e a gestão dos horários compartilhados com o Varanda, Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, além da promoção de formações internas e cursos, como QGIS e MyMaps, que ampliam o repertório dos integrantes em ferramentas digitais e metodologias de análise territorial. As formações também contam com a contribuição de pessoas internas e externas ao projeto, as quais abordam temas relacionados a metodologias participativas, mapeamentos, etnografia urbana, sociabilidade comunitária, entre outros, reforçando a importância da escuta ativa. O projeto trabalhado com maior abrangência até o momento é o Habit+AÇÃO, que promove diálogos e ações vinculadas à Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) em Erechim e região. Nesse contexto, foram realizados encontros com profissionais como sociólogo, geógrafo e assistente social, além de visitas de campo, com o objetivo de compreender vulnerabilidades, potencialidades e práticas locais. Bolsistas e voluntários também participaram de cursos de capacitação em ATHIS oferecidos pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-SC), o que contribuiu para o aprofundamento teórico e metodológico sobre a inserção responsável em territórios de interesse social. Ainda foram realizadas reuniões de planejamento com docentes vinculados aos projetos extensionistas, buscando estruturar cronogramas de atividades, organizar contatos e fortalecer vínculos institucionais. Em paralelo, foram estabelecidos diálogos com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS III) e a Associação de moradores do bairro Presidente Vargas, onde emergiram discussões sobre programas habitacionais locais, evidenciando a necessidade de articulação com políticas públicas. Dessa forma, o Labcroki reafirma-se como um espaço de formação crítica, interdisciplinar e colaborativa, promovendo a integração entre a prática projetual acadêmica e as demandas sociais do território. As atividades desenvolvidas até o presente momento reforçam a relevância dos projetos no campo da arquitetura e do urbanismo como instrumentos de transformação social, ao mesmo tempo em que contribuem para a formação profissional dos estudantes e para o fortalecimento da extensão universitária.
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