TRILHANDO SENTIDOS: INCLUSÃO E NATUREZA

Autores

  • marileide machado uffs
  • Ceyça Lia Palerosi Borges. Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS.

Palavras-chave:

TEA; Natureza; Socialização; Educação ambiental

Resumo

 

 TRILHANDO SENTIDOS: INCLUSÃO E NATUREZA

O projeto de extensão INCLUSO: Caminhos da Aquicultura, desenvolvido na UFFS – campus Laranjeiras do Sul, buscou promover a inclusão de uma criança com TEA nível 1, com 4 anos, junto à sua turma do Jardim I, em atividades de educação ambiental na Trilha da Nascente. Por meio de brincadeiras, leitura de livros e exploração da natureza, a ação pretende estimular   a socialização, linguagem, atenção e autorregulação, garantindo participação plena e natural da criança. A experiência deve evidenciar a importância da extensão universitária na construção de práticas pedagógicas inclusivas, acessíveis e socialmente transformadoras.

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Extensão & Cultura - Campus Laranjeiras do Sul