REFLEXÃO CRÍTICA ACERCA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE PROPOSTAS PELOS MUNICÍPIOS PERTENCENTES À 6ª COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE-CRS TENDO EM VISTA A PROMOÇÃO DE PRÁTICAS ALIMENTARES E ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEIS

Autores

  • Fernanda Galli Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Passo Fundo
  • Carolina Klaesener Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Passo Fundo
  • Alessandra Regina Müller Germani Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Lissandra Glusczak Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Estilos de Vida, Planos de Saúde, Qualidade de Vida.

Biografia do Autor

  • Fernanda Galli, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Passo Fundo
    Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina
  • Carolina Klaesener, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Passo Fundo
    Estudante de Medicina na Universidade Federal da Fronteira Sul ( UFFS), campus Passo Fundo (Texto informado pelo autor)
  • Alessandra Regina Müller Germani, Universidade Federal da Fronteira Sul
    Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1999), Mestre em Enfermagem - Área de Concentração Saúde, Sociedade e Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2002). Atuei como Diretora das Ações em Saúde no município de Restinga Sêca/RS (1999) e Diretora de Saúde Coletiva no município de Santa Maria/RS (2001-2002). Na docência atuei como Professora Substituta, na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1999-2001); Professora do Curso de Graduação em Enfermagem, na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Santiago/RS (2002-2004) e Campus de Frederico Westphalen/RS (2002 - 2010), Professora Colaboradora no Curso de Pós-graduação - Especialização em Saúde Coletiva, no Centro Universitário Franciscano - UNIFRA/RS (2007-2010); Professora do Curso de Graduação em Enfermagem na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Chapecó/SC (2002-2013) e do Curso de Graduação em Medicina no Campus Passo Fundo/RS (2013-2015). Tenho experiências de gestão, ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação voltadas à saúde coletiva, atuando em diversos Conselhos, Comissões e Comitês. (Texto informado pelo autor)
  • Lissandra Glusczak, Universidade Federal da Fronteira Sul
    Possui graduação em Farmácia - Análises Clínicas, pela Universidade de Cruz Alta - RS (2000) e doutorado em Bioquímica Toxicológica, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - RS, através do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (2008). Atualmente atua como Professora Adjunto III da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) Campus de Passo Fundo - RS. Têm experiência na área de Bioquímica Toxicológica, com ênfase em Toxicologia de pesticidas em peixes.

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de atenção à saúde. Departamento de Atenção básica. Política Nacional de Alimentação e Nutrição/ministério da saúde. Secretaria de atenção à saúde, Departamento de atenção básica. Brasília: Ministério da Saúde 2012.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de atenção à saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 1999.

Guia Alimentar da população brasileira: promovendo uma alimentação saudável. Edição especial, Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2005.

PINHEIRO, Anelise; RECINE, Elisabetta; CARVALHO, Maria de Fatima. A alimentação saudável e a promoção da saúde no contexto da segurança alimentar. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 29, n. 70, p. 125-139, maio/ago. 2005

Promoção e educação em saúde no âmbito da Escola de Governo em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública. Cad Saúde Pública. 1999; 15(2):177-85.

RECINE, Elizabetta; VASCONCELOS, Ana Beatriz. Políticas nacionais e o campo da alimentação e nutrição em saúde coletiva: cenário atual. Sciello, Ciência e Saúde Coletiva, 2011.

SANTOS, Ligia Amparo da Silva. O fazer educação alimentar e nutricional: algumas contribuições para reflexão. Ciência e Saúde Coletiva, 17(2):453-467, 2012.

LEOPARDI, M. T. Metodologia de Pesquisa em Saúde. Santa Maria: Pallotti, 2001.

MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8 ed. São Paulo – Rio de Janeiro: Hucitec, Abrasco, 2004.

Downloads

Publicado

01-10-2015