Atendimento ao conte´´udo mínimo elencado na PNRS acerca de Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) e as principais tecnologias de tratamento de efluentes vinculadas às Políticas Públicas de Sustentabilidade.
Palavras-chave:
Gestão Integrada de Resíduos Sólidos; Saneamento Básico; Sustentabilidade; Políticas Públicas Ambientais.Resumo
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010, estabeleceu diretrizes fundamentais para a gestão adequada dos resíduos no Brasil. Entre seus instrumentos, estão os planos municipais, que devem contemplar um conteúdo mínimo obrigatório. O atendimento a esses requisitos é fundamental para a efetivação das políticas de sustentabilidade, assegurando planejamento e participação social. Nesse cenário, é crucial apoiar os municípios na elaboração dos seus planos. O programa tem como objetivo fortalecer a interação da universidade com diferentes setores, contribuindo para o desenvolvimento regional por meio do aprimoramento de políticas públicas, em especial a PNRS. As ações de extensão propostas visam avaliar Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) e Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB), o que permite a identificação do atendimento dos planos em relação ao conteúdo minímo, bem como a proposição de melhorias que favoreçam uma gestão sustentável e alinhada, já com vistas a atualizações futuras. A metodologia do programa consiste na análise documental, tomando como referência o artigo 19 da PNRS, que estabelece o conteúdo mínimo obrigatório, composto por dezenove incisos. Para tanto, serão elaboradas tabelas comparativas que indiquem o grau de atendimento de cada requisito, categorizado como “atendimento total”, “atendimento parcial” ou “não atendimento”. Essa sistematização permite identificar lacunas e potencialidades, subsidiando a proposição de estratégias de aprimoramento para uma gestão mais eficiente. Espera-se, com o desenvolvimento do programa, quantificar os municípios do Rio Grande do Sul que já possuem PMGIRS e/ou PMSB. Serão elaborados gráficos temáticos e materiais informativos que indiquem quais municípios dispõem destes planos, bem como o nível de conformidade em relação ao conteúdo mínimo da PNRS, o que permitirá conhecer a realidade estadual. O programa de extensão proposto oportuniza uma aproximação entre a universidade e a sociedade, fortalecendo o papel acadêmico na construção de soluções. Pretende-se, assim, gerar contribuições para as prefeituras municipais em futuras atualizações dos planos, o que propicia decisões mais assertivas na gestão de resíduos sólidos e que visem a consolidação no que tange as políticas de sustentabilidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nicolas Scheibner, Dra. Alcione Aparecida Almeida Alves, Dra. Aline Raquel Muller Tones

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.

