SURDEZ E SUSTENTABILIDADE: UMA PRÁTICA INCLUSIVA EM AÇÕES EXTENSIONISTAS.
Palavras-chave:
Inclusão; Surdez; Sustentabilidade; Educação Especial; Extensão Universitária.Resumo
A extensão universitária constitui um espaço essencial de aproximação entre universidade e comunidade, articulando teoria e prática em prol de uma educação mais inclusiva. Este trabalho apresenta uma ação extensionista desenvolvida na disciplina Extensão: Diagnóstico Educacional, do curso de 2ª Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A proposta consistiu em organizar uma oficina de educação ambiental, realizada na “Trilha da Nascente”, localizada no campus de Laranjeiras do Sul, com adaptações voltadas à inclusão de uma estudante surda. Para o planejamento, foi realizado inicialmente um diagnóstico por meio de entrevista com a aluna e sua intérprete, a fim de identificar potencialidades e dificuldades. A partir disso, o roteiro da oficina foi elaborado de forma acessível, incluindo placas sinalizadoras em Libras e atividades lúdicas em formato de caça ao tesouro, com seis paradas temáticas relacionadas ao meio ambiente. A dinâmica promoveu interação, engajamento e participação ativa da estudante, assegurando a aprendizagem de forma significativa. A experiência evidenciou a importância de considerar a acessibilidade em práticas pedagógicas não formais, ressaltando como adaptações simples podem potencializar a inclusão de estudantes com deficiência. Conclui-se que a extensão universitária, ao articular sustentabilidade e inclusão, amplia o alcance social da educação especial, favorecendo a construção de práticas pedagógicas inovadoras, equitativas e transformadoras.
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Copyright (c) 2025 Alessandra Zavelinski de Jesus, Juliana Matucheski Rodrigues, Jussara Cardoso dos Santos, Patrícia de Oliveira dos Santos, Ceyça Lia Palerosi Borges

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