EDUCAÇÃO AMBIENTAL INCLUSIVA: ESTRATÉGIAS PARA A PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA OFICINA CAMINHOS DA AQUICULTURA

Autores

  • DIOMARA RÉNHRÁ LOURENÇO MATHIAS UNIFERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Suzana Mineiro Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ana Paula Olinto Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ceyça Lia Palerosi Borges Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Ação Extensionista

Resumo

RESUMO

O estudo relata uma intervenção do curso de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva da UFFS, campus Laranjeiras do Sul. A ação integrou o projeto de extensão em educação ambiental “Caminhos da Aquicultura”, destinado a crianças da pré-escola, com foco na vivência prática, inclusiva e significativa em contato com a natureza. O objetivo central foi desenvolver estratégias metodológicas que assegurassem a participação de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH e outras necessidades educacionais especiais. Para isso, realizou-se diagnóstico do perfil dos participantes, elaboração de materiais de apoio visual e criação de um roteiro adaptado. As atividades foram organizadas em etapas curtas, com linguagem simples, recursos visuais, pausas sensoriais e acompanhamento constante, incluindo monitor extra para suporte individualizado. A experiência demonstrou que a adoção de estratégias inclusivas favorece a participação plena, reduz a ansiedade, fortalece a autonomia e promove aprendizagens significativas. Conclui-se que a articulação entre extensão universitária e práticas pedagógicas inclusivas potencializa a educação ambiental como espaço formativo e transformador, contribuindo para o respeito à diversidade e para a construção de uma aprendizagem mais acessível e democrática.

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Extensão & Cultura - Campus Laranjeiras do Sul