A MONITORIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA BÁSICA E GERAL
Palavras-chave:
Monitoria, Química, EnsinoResumo
A monitoria acadêmica auxilia a formação de professores. Ao unir teoria e prática, o monitor pode se tornar um profissional autocrítico, um investigador da própria prática docente. Além disso, a monitoria desperta nos estudantes o interesse em aprender química fora da sala de aula convencional. O projeto de monitoria de ensino nomeado “Monitoria de Aprendizagem de Química Básica e Geral” buscou comprovar a importância da monitoria no desenvolvimento tanto dos alunos quanto do próprio monitor, bem como aprimorar o processo de formação do estudante e melhorar a qualidade do ensino, sempre com a orientação da professora responsável pelos componentes curriculares (CCRs). Atualmente, os CCRs atendidos são Química Geral do curso de Química Licenciatura e Engenharia Ambiental e Sanitária, Química para Ciências Biológicas do curso de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas e Química para o Ensino de Ciências do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo. Para isso, são disponibilizados horários de atendimento semanais e presenciais previamente agendados pelos alunos. Nesses encontros, os acadêmicos tiram suas dúvidas e recebem ajuda na resolução de exercícios e na compreensão dos conceitos abordados em sala de aula pela professora responsável pelos CCRs. Os resultados observados a partir da frequência regular dos alunos nos atendimentos evidencia o interesse em aprender e indica que a monitoria tem sido eficaz para auxiliar os alunos a superar suas dificuldades em Química Básica e Geral. O projeto também realizou publicações sobre as curiosidades envolvendo a festa típica alemã - Oktoberfest, “Química da Cerveja”, o Dia das Bruxas, “Moléculas de Bruxaria”, com destaque para o livro “Os Botões de Napoleão” e seu capítulo 12, o Dia Mundial do Diabetes e o Dia do Astrônomo. Essas publicações possibilitam aproximar os alunos do conhecimento e da linguagem química. Em suma, as atividades desenvolvidas neste projeto oferecem benefícios à monitora em sua preparação para a futura atuação como professora, contribuindo para a formação inicial docente e, ao mesmo tempo, auxiliam no aprendizado dos alunos, oportunizando a formação acadêmica contextualizada e construção dinâmica do conhecimento químico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cláudia Bock Berwaldt, Mariana Boneberger Behm

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.

