CHARLAS DE CINE: Reflexões sobre o uso do cinema em língua espanhola na licenciatura em Letras

Autores

  • Luan Emanoel Lupattini Universidade federal da fronteira sul
  • Naiane Carolina Menta Tres Universidade Federal da Fronteira Sul campus Realeza

Palavras-chave:

Cinema Educativo; Ensino Superior; Formação docente; Interculturalidade; Prática Pedagógica.

Resumo

O projeto de extensão Charlas de Cine tem como objetivo promover o contato com produções cinematográficas de países hispanohablantes, abrangendo a América Latina e a Espanha. A proposta busca ampliar o repertório cultural e linguístico dos participantes, incentivando a compreensão oral do espanhol por meio de obras audiovisuais e culturais, bem como fomentar  reflexão crítica sobre questões sociais, históricas e culturais. Inserido no contexto da Universidade Federal da Fronteira Sul, o projeto assume relevância por se desenvolver em uma região fronteiriça, onde há contato com diferentes culturas, mas nem sempre explorados academicamente.  As atividades do Charlas de Cine consistem na exibição de filmes seguidos de rodas de conversas (charlas), nas quais os participantes discutem pontos importante, relevantes que se situam no filme, aspectos narrativos, linguísticos, culturais, temáticos da obra em questão. A parceria com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um marco para o projeto e possibilita a integração de graduandos do curso Letras - Português/Espanhol com experiências pedagógicas mediadas pelo cinema. Em julho deste ano o encontro ocorreu com a exibição do filme Uno para Todos (2020), que narra a trajetória de um professor substituto diante de uma turma marcada por conflitos e casos de bullying. A escolha dessa obra se justifica pelo seu potencial de diálogo com a formação docente, abordando temas como empatia, mediação de conflitos e práticas inclusivas em sala de aula. Como resultados, o encontro reafirmou a importância do cinema como apoio para a reflexão do espaço escolar e ressignificou a parceria entre projetos da instituição e programas federais, como é o caso do PIBID. A experiência demonstrou que o uso de filmes hispânicos no contexto acadêmico de licenciatura ultrapassa o ensino de língua, favorecendo uma abordagem interdisciplinar que articula competências linguísticas, reflexão ética e práticas pedagógicas. Ao assistir e discutir obras cinematográficas, os licenciandos exercitam a análise crítica, a interpretação de realidades complexas e a construção de propostas educativas sensíveis à diversidade e ao respeito. Assim, o Charlas de Cine se confirma como um espaço de formação integral, capaz de articular cultura, língua e prática docente. A parceria com o PIBID evidenciou o potencial do cinema como recurso formativo para futuros professores, reforçando a importância de iniciativas que valorizem a produção audiovisual hispânica e sua inserção nos processos educativos. A continuidade e expansão do projeto visam alcançar um público mais amplo, valorizando sempre o contato com a língua estrangeira em toda região fronteiriça do Brasil e fortalecendo o diálogo intercultural e a formação crítica na universidade.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes - Extensão & Cultura - Campus Realeza