ENTRE A RESPIRAÇÃO E A BRINCADEIRA: CAMINHOS PARA O EQUILÍBRIO INFANTIL
Palavras-chave:
respiração consciente; brincar; socioemocional; bem-estar; infânciaResumo
Vivemos em um mundo acelerado, onde até as crianças, desde cedo, são expostas a inúmeros estímulos. Pensando na importância do equilíbrio entre corpo e mente, o projeto “Respira e Brinca” busca proporcionar momentos de conexão interior, autorregulação emocional e brincadeiras que favoreçam o desenvolvimento integral da criança.O projeto tem como objetivo principal promover o desenvolvimento socioemocional e motor das crianças por meio da integração de práticas de respiração consciente e atividades lúdicas, estimulando o autoconhecimento, a expressão de sentimentos e a convivência saudável.Entre os objetivos específicos destacam-se: Estimular a percepção corporal e emocional através de técnicas simples de respiração e relaxamento; Desenvolver habilidades sociais e emocionais como empatia, paciência e cooperação; Incentivar o brincar livre e criativo como forma de expressão e aprendizado; Oferecer momentos de pausa e escuta afetiva dentro da rotina escolar; Fortalecer vínculos entre crianças, professores e o ambiente escolar. As atividades propostas são prazerosas, integradas à rotina escolar e respeitam os tempos e interesses das crianças. São realizadas de forma lúdica, proporcionando experiências significativas que unem cuidado, diversão e aprendizado. As ações desenvolvidas: Rodas de respiração: pequenos encontros diários com respirações guiadas usando recursos como histórias, bolhas de sabão, penas e objetos visuais; Meditação guiada e contação de histórias: utilização de livros e músicas com temáticas ligadas à calma, emoções e amizade; Cantinho do Respira: espaço tranquilo com almofadas, objetos sensoriais e livros, onde as crianças poderão buscar momentos de autorregulação; Vivências com yoga infantil: posturas leves inspiradas em animais e acompanhadas de histórias e músicas, estimulando movimento, equilíbrio e imaginação. A metodologia é centrada na aprendizagem ativa e no brincar, valorizando a escuta da criança e a construção coletiva de experiências. A ludicidade é a base, pois ao mesmo tempo em que a criança brinca, também aprende a lidar com suas emoções, desenvolve sua concentração e fortalece vínculos afetivos. A avaliação é processual e observacional, considerando a participação, a forma como as crianças interagem, se autorregulam e se envolvem nas propostas. Não existem cobranças, mas sim acompanhamento do progresso individual e coletivo ao longo das vivências. Assim, contribuindo para a formação integral, promovendo bem-estar, empatia, criatividade e equilíbrio emocional desde a infância; é uma proposta que valoriza a criança em sua totalidade, unindo corpo, mente e emoções de maneira lúdica e prazerosa, fortalecendo a convivência escolar e preparando os pequenos para lidar com os desafios da vida de forma mais leve e consciente.
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