ATIVIDADES LÚDICAS COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Palavras-chave:
Intervenções nutricionais; Hábitos Alimentares Saudáveis; Aprendizagem ativa.Resumo
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) constitui uma ferramenta fundamental para a promoção de hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o acesso e a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e para a efetivação do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Nesse contexto, trata-se de uma estratégia eficaz para melhorar a saúde e o bem-estar coletivo, especialmente quando desenvolvida de forma participativa e lúdica. Favorecer o acesso das crianças ao conhecimento por meio de experiências lúdicas e significativas, incentivando a prática de uma alimentação equilibrada e diversificada em sua rotina. A atividade “História da Chapeuzinho Vermelho e o Incrível Lobo Bom” foi desenvolvida pelo projeto de extensão “Promoção da Alimentação Adequada e Saudável e da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) na rede socioassistencial do município de Realeza - PR e municípios vizinhos”, com sete crianças atendidas no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Santa Izabel do Oeste/PR. A dinâmica iniciou com a exibição de um vídeo do YouTube, que reconta a história da Chapeuzinho Vermelho, dando ênfase à importância de uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras. Em seguida, os participantes conversaram sobre o conteúdo apresentado e refletiram sobre o acesso a esses alimentos em seu cotidiano, seja na escola, no CRAS ou em casa. Após esse momento, as crianças foram incentivadas a desenhar uma cesta de alimentos saudáveis, como a sugerida pelo “Lobo Bom” da história. Cada participante explicou os itens escolhidos, demonstrando envolvimento e compreensão do tema. Para encerrar, foi aplicada uma avaliação com a escala hedônica e registrados momentos com fotografias dos desenhos produzidos. A atividade teve excelente aceitação. A maioria dos participantes engajou-se ativamente em todas as etapas, demonstrando criatividade na escolha de alimentos como maçã, melancia, cenoura, banana, uva e laranja. Expressões como “Eu não colocaria refrigerante porque faz mal” e “Melhor levar frutas que dão energia” evidenciaram a assimilação das mensagens transmitidas. Na avaliação pela escala hedônica, 80% marcaram “adorei”, 10% “gostei” e 10% “não gostei”. Os resultados indicam que a ação foi bem recebida e efetiva na promoção da reflexão sobre escolhas alimentares mais saudáveis, além de fornecer subsídios para o aprimoramento de futuras atividades. A experiência demonstrou como a EAN, quando realizada de forma lúdica e em ambientes acolhedores, é capaz de promover aprendizados significativos. A ação superou as expectativas e reafirmou a importância de ouvir e valorizar o protagonismo das crianças em temáticas relacionadas à alimentação e saúde.
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