GRUPO DE ESTUDOS E MONITORIA EM SINTAXE
Palavras-chave:
grupo de estudos, ensino de sintaxe, monitoria acadêmica, formação acadêmica integralResumo
O grupo PET Assessoria Linguística e Literária da UFFS (PET ALL), Campus Chapecó, incentiva a participação dos estudantes nas três áreas fundamentais para a formação acadêmica - ensino, pesquisa e extensão - promovendo experiências de formação acadêmica integral e conectadas com as necessidades sociais e profissionais do estudante. Como bolsistas, busca-se desenvolver e participar de ações que contemplem essas três frentes de forma indissociada. No primeiro semestre de 2025, os petianos Adriéli Silvestri e Thyago Camargo Chaves desenvolveram, entre outras ações, o grupo de estudos em Sintaxe, cujo objetivo é pesquisar estratégias de ensino da sintaxe da língua portuguesa aplicadas ao ensino na Educação Básica, com enfoque na abordagem gerativista. Os encontros foram realizados quinzenalmente, com duração de até duas horas, e ocorreram de forma híbrida - presencial e online - para facilitar o acesso dos participantes. Foram utilizados textos e livros previamente selecionados para a leitura e o debate, contando com mediadores responsáveis pela condução das discussões. Com isso, a atividade é voltada ao aprofundamento teórico e à troca de experiências entre os estudantes do curso de Letras e docentes em exercício. Além disso, outra ação é desenvolvida pela petiana Adriéli Silvestri que atua como responsável pela monitoria nas disciplinas de “Estudos da língua portuguesa III: Sintaxe” e “Estudos da língua portuguesa IV: Sintaxe”, oferecendo apoio pedagógico individual e em pequenos grupos, visando sanar dúvidas, reforçar conteúdos e auxiliar no desenvolvimento acadêmico. Os encontros de monitoria foram semanais, geralmente antes do horário de início da aula, e consistiram em atividades propostas pela professora regente, que visaram reforçar os conteúdos abordados em sala. As ações desenvolvidas pelo grupo de estudos e pela monitoria em Sintaxe resultaram em diversos impactos positivos para os participantes. No grupo de estudos, a participação dos estudantes de Letras resultou na maior compreensão dos conhecimentos do campo da gramática que integram a formação inicial dos futuros docentes e, para os docentes em exercício, como parte de sua formação continuada, uma oportunidade de refletir sobre suas práticas e buscar novas estratégias de ensino da língua portuguesa. Já, na monitoria, o atendimento individualizado contribuiu para a resolução efetiva de dúvidas específicas, melhorando o desempenho acadêmico e o índice de aprovação dos alunos nas disciplinas de Sintaxe, conforme já verificado em trabalhos anteriores - configurando-se como uma importante ação de permanência, que fomenta o sucesso acadêmico. Além disso, a consolidação dessas ações acaba por promover maior segurança e autonomia dos estudantes ao lidarem com conteúdos mais complexos, criando assim um ambiente de acolhimento e de suporte pedagógico. De modo geral, ambas as ações reforçam a articulação entre a teoria e a prática de formação e de atuação do sujeito professor, estimulando os estudantes licenciandos e os docentes em exercício à reflexão crítica sobre o ensino da sintaxe na Educação Básica e alinhando-se às diretrizes do PET de integrar ensino, pesquisa e extensão.
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