GRUPO DE ESTUDOS E MONITORIA EM SINTAXE

Autores

Palavras-chave:

grupo de estudos, ensino de sintaxe, monitoria acadêmica, formação acadêmica integral

Resumo

O grupo PET Assessoria Linguística e Literária da UFFS (PET ALL), Campus Chapecó, incentiva a participação dos estudantes nas três áreas fundamentais para a formação acadêmica - ensino, pesquisa e extensão - promovendo experiências de formação acadêmica integral e conectadas com as necessidades sociais e profissionais do estudante. Como bolsistas, busca-se desenvolver e participar de ações que contemplem essas três frentes de forma indissociada. No primeiro semestre de 2025, os petianos Adriéli Silvestri e Thyago Camargo Chaves desenvolveram, entre outras ações, o grupo de estudos em Sintaxe, cujo objetivo é pesquisar estratégias de ensino da sintaxe da língua portuguesa aplicadas ao ensino na Educação Básica, com enfoque na abordagem gerativista. Os encontros foram realizados quinzenalmente, com duração de até duas horas, e ocorreram de forma híbrida - presencial e online - para facilitar o acesso dos participantes. Foram utilizados textos e livros previamente selecionados para a leitura e o debate, contando com mediadores responsáveis pela condução das discussões. Com isso, a atividade é voltada ao aprofundamento teórico e à troca de experiências entre os estudantes do curso de Letras e docentes em exercício. Além disso, outra ação é desenvolvida pela petiana Adriéli Silvestri que atua como responsável pela monitoria nas disciplinas de “Estudos da língua portuguesa III: Sintaxe” e “Estudos da língua portuguesa IV: Sintaxe”, oferecendo apoio pedagógico individual e em pequenos grupos, visando sanar dúvidas, reforçar conteúdos e auxiliar no desenvolvimento acadêmico. Os encontros de monitoria foram semanais, geralmente antes do horário de início da aula, e consistiram em atividades propostas pela professora regente, que visaram reforçar os conteúdos abordados em sala. As ações desenvolvidas pelo grupo de estudos e pela monitoria em Sintaxe resultaram em diversos impactos positivos para os participantes. No grupo de estudos, a participação dos estudantes de Letras resultou na maior compreensão dos conhecimentos do campo da gramática que integram a formação inicial dos futuros docentes e, para os docentes em exercício, como parte de sua formação continuada, uma oportunidade de refletir sobre suas práticas e buscar novas estratégias de ensino da língua portuguesa. Já, na monitoria, o atendimento individualizado contribuiu para a resolução efetiva de dúvidas específicas, melhorando o desempenho acadêmico e o índice de aprovação dos alunos nas disciplinas de Sintaxe, conforme já verificado em trabalhos anteriores - configurando-se como uma importante ação de permanência, que fomenta o sucesso acadêmico. Além disso, a consolidação dessas ações acaba por promover maior segurança e autonomia dos estudantes ao lidarem com conteúdos mais complexos, criando assim um ambiente de acolhimento e de suporte pedagógico. De modo geral, ambas as ações reforçam a articulação entre a teoria e a prática de formação e de atuação do sujeito professor, estimulando os estudantes licenciandos e os docentes em exercício à reflexão crítica sobre o ensino da sintaxe na Educação Básica e alinhando-se às diretrizes do PET de integrar ensino, pesquisa e extensão.

Biografia do Autor

  • Adriéli Silvestri, UFFS

    Acadêmica da décima fase do curso de Licenciatura em Letras – Português e Espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) entre 2022 e 2024, atuando em atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a formação docente. Atualmente é bolsista do Programa de Educação Tutorial em Assessoria Linguística e Literária (PET-ALL/UFFS), no qual participa de grupo de estudos direcionado à pesquisa de estratégias para o ensino de gramática na Educação Básica, promovendo a articulação entre teoria linguística e prática pedagógica. Desenvolve ainda ações de monitoria em disciplinas de "Estudos da língua portuguesa III: sintaxe e Estudos da língua portuguesa IV: sintaxe", com foco no acompanhamento pedagógico. Integra o Colegiado do Curso de Letras como representante discente suplente. Participa de eventos acadêmico-científicos na área de Letras e contribui em projetos de ensino e pesquisa. Possui interesse nas áreas de Linguística, com ênfase em Sintaxe Gerativista, ensino de Língua Portuguesa e Espanhol.

  • Thyago Camargo Chaves

    Acadêmico da décima fase do curso de Letras Português e Espanhol Licenciatura, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó. Bolsista do Programa de Educação Tutorial Assessoria Linguística e Literária da UFFS (PET ALL) desde 2021, participando de projetos que investigam alternativas metodológicas para o ensino de línguas, gramática, escrita e literatura. Atua no área de linguística, com ênfase no quadro teórico da Gramática Gerativa. Sobre o trabalho com o PET, publicou os capítulos de livros: "Metáfora verde - meio ambiente, cultura e sociedade" (2022), "Metáfora verde, educação e meio ambiente" (2023), Monitoria em sintaxe: relato de experiência (2024a; 2024b). Entre 2023 e 2024 atuou como monitor de ensino nos Componentes Curriculares de Estudos da língua portuguesa III: sintaxe e Estudos da língua portuguesa IV: sintaxe do curso de Letras da UFFS. E desde 2024 desenvolve projetos de pesquisa sobre as orações relativas a partir da participação no grupo de estudos: Sintaxes. Atualmente, integra o colegiado do Curso de Letras como representante discente titular. Se interessa no desenvolvimento de projetos que possibilitem alternativas para o ensino, com objetivo do desenvolvimento das pesquisas na área e sua aplicação.

  • Morgana Fabiola Cambrussi

    Docente da área de Língua Portuguesa e Linguística da UFFS, Campus Chapecó, desde 2010. Doutora em Linguística (2009) e professora do Curso de Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Atua no campo da semântica e da pragmática. Tem experiência como Coordenadora de Área do PIBID Letras e do PIBID Interdisciplinar (Geografia, História, Letras e Pedagogia), além de ter desenvolvido muitos outros projetos de ensino e de extensão. Desde 2023, atua como tutora do Programa de Educação Tutorial Assessoria Linguística e Literária da UFFS, Campus Chapecó (PET ALL).

  • Ani Carla Marchesan

    Graduada (2005) em Letras Português/Inglês e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre (2008) e Doutora (2012) em Linguística Teórica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó, atuando em nível de graduação e pós-graduação. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UFFS (gestão 2021-2023). Suas pesquisas são na área da Teoria e Análise Linguística, com foco na sintaxe do português brasileiro e na transposição didática da Linguística Formal para o Ensino. Coordena, com a prof Aline Peixoto Gravina, o grupo de estudos Sintaxes: grupos de estudos gramaticais.

  • Aline Peixoto Gravina

    Doutora (2014) e Mestra (2008) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduada em Licenciatura em Língua portuguesa e Bacharel em Estudos Linguísticos (2005) pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Realizou estágio pós-doutoral (2016) no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL) em Portugal. É professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul, vinculada ao curso de Letras Português-Espanhol, campus Chapecó, atuando na graduação e na pós-graduação. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL- gestão 2019 a 2021). Atualmente, é membro do GT de Teoria da Gramática da ANPOLL e coordenadora do Grupo de Estudos SINTAXES, criado em 2018.Desenvolve pesquisas na área de Linguística, especificamente, em Linguística Histórica, Sintaxe, no quadro teórico da Gramática Gerativa, e Ensino de Gramática.

Downloads

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes - Ensino - Campus Chapecó