MONITORIA EM CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA: APOIO ACADÊMICO E DESAFIOS NA INCLUSÃO DOS DISCENTES COM MAIOR NECESSIDADE

Autores

Palavras-chave:

Economia, Contabilidade, Finanças

Resumo

Dada a dificuldade enfrentada por parte dos discentes na compreensão dos conteúdos de Contabilidade Introdutória, no curso de Ciências Econômicas da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, esta proposta de monitoria busca preencher lacunas deixadas durante as aulas regulares, auxiliando na assimilação dos conceitos fundamentais da disciplina. A base teórica utilizada apoia-se em autores como Ernani Ott (2012), Soares, Faria e Oliveira (2019), Souza, Virgens e Rego (2023), Cutti e Hofmann (2020), Beuren, Santos e Cantieri (2020), cujas abordagens priorizam a análise fundamentalista. Entre os principais temas abordados estão a leitura e interpretação do Balanço Patrimonial, da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), da Demonstração do Fluxo de Caixa e do modelo Fleuriet, com foco em indicadores de Liquidez, Endividamento, Rentabilidade e Lucratividade. Para ampliar o acesso ao conhecimento, forão disponibilizados materiais de leitura e vídeos explicativos, especialmente úteis para os alunos que não puderem participar das sessões presenciais. A metodologia proposta visa um acompanhamento mais individualizado, a fim de garantir que todos os estudantes tenham os recursos necessários para compreender os conteúdos discutidos. Entretanto, vale destacar duas limitações importantes da proposta atual. Primeiramente, o foco exclusivo na disciplina de Contabilidade Introdutória restringe o potencial de impacto da monitoria. Uma abordagem mais ampla, abrangendo outros Componentes Curriculares Relevantes (CCRs) e voltada preferencialmente às primeiras fases do curso, poderia oferecer um suporte mais efetivo e alinhado às maiores necessidades do corpo discente. Em segundo lugar, observa-se que, frequentemente, os estudantes que procuram pela monitoria são justamente aqueles que já demonstram maior facilidade e desempenho acadêmico. Assim, os alunos que mais necessitam de apoio acabam, muitas vezes, não se engajando nesse tipo de iniciativa, o que aponta para um desafio adicional em termos de comunicação e acessibilidade da monitoria, trazendo à tona a possibilidade da utilização de oficinas que atraiam a atenção desse público. Apesar dessas limitações, pode-se constatar que a proposta contribui para uma maior clareza conceitual e melhor desempenho dos estudantes ao longo do componente curricular.

Biografia do Autor

  • Antônio Maria da Silva Carpes, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Graduado em CIENCIAS CONTABEIS pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1999), Pós Graduação Lato Sensu em Contabilidade e Controladoria (UFRGS), mestrado em Contabilidade e Controladoria pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003) e doutorado em Ciências Contábeis e Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul. Atua em pesquisas na área de governança corporativa e controladoria, assim como investiga científicamente o universo de pequenas e médias empresas. Externo ao meio acadêmico atuou na contabilidade de empresas comercias e industriais, assim como Cooperativas Agrícolas. Palestrante e monitor em atividades e temas relacionados a governança e Gestão de empreendimentos coletivios (Cooperativas) e Pequenas e Médias Empresas.

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas - Ensino - Campus Laranjeiras do Sul