MONITORIA EM CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA: APOIO ACADÊMICO E DESAFIOS NA INCLUSÃO DOS DISCENTES COM MAIOR NECESSIDADE
Palavras-chave:
Economia, Contabilidade, FinançasResumo
Dada a dificuldade enfrentada por parte dos discentes na compreensão dos conteúdos de Contabilidade Introdutória, no curso de Ciências Econômicas da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, esta proposta de monitoria busca preencher lacunas deixadas durante as aulas regulares, auxiliando na assimilação dos conceitos fundamentais da disciplina. A base teórica utilizada apoia-se em autores como Ernani Ott (2012), Soares, Faria e Oliveira (2019), Souza, Virgens e Rego (2023), Cutti e Hofmann (2020), Beuren, Santos e Cantieri (2020), cujas abordagens priorizam a análise fundamentalista. Entre os principais temas abordados estão a leitura e interpretação do Balanço Patrimonial, da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), da Demonstração do Fluxo de Caixa e do modelo Fleuriet, com foco em indicadores de Liquidez, Endividamento, Rentabilidade e Lucratividade. Para ampliar o acesso ao conhecimento, forão disponibilizados materiais de leitura e vídeos explicativos, especialmente úteis para os alunos que não puderem participar das sessões presenciais. A metodologia proposta visa um acompanhamento mais individualizado, a fim de garantir que todos os estudantes tenham os recursos necessários para compreender os conteúdos discutidos. Entretanto, vale destacar duas limitações importantes da proposta atual. Primeiramente, o foco exclusivo na disciplina de Contabilidade Introdutória restringe o potencial de impacto da monitoria. Uma abordagem mais ampla, abrangendo outros Componentes Curriculares Relevantes (CCRs) e voltada preferencialmente às primeiras fases do curso, poderia oferecer um suporte mais efetivo e alinhado às maiores necessidades do corpo discente. Em segundo lugar, observa-se que, frequentemente, os estudantes que procuram pela monitoria são justamente aqueles que já demonstram maior facilidade e desempenho acadêmico. Assim, os alunos que mais necessitam de apoio acabam, muitas vezes, não se engajando nesse tipo de iniciativa, o que aponta para um desafio adicional em termos de comunicação e acessibilidade da monitoria, trazendo à tona a possibilidade da utilização de oficinas que atraiam a atenção desse público. Apesar dessas limitações, pode-se constatar que a proposta contribui para uma maior clareza conceitual e melhor desempenho dos estudantes ao longo do componente curricular.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Daniel Camilo de Oliveira, Antônio Maria da Silva Carpes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.

