A Importância da Sustentabilidade nos anos iniciais: Um Relato de Experiência
Palavras-chave:
Sustentabilidade. Ensino de Ciências. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Anos Iniciais.Resumo
RESUMO: Este trabalho apresenta uma experiência com uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Padre Trazel, no município de Cerro Largo/RS. A referida experiência foi orientada pela professora Jaqueline Santos e realizada no âmbito do Programa de Educação Tutorial Ciências (PETCIÊNCIAS) da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – Campus Cerro Largo. A ação teve como objetivo principal promover a sensibilização ambiental por meio de práticas educativas voltadas à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente. As atividades foram planejadas com foco na construção do conhecimento de forma lúdica e reflexiva. Os estudantes participaram da elaboração de maquetes temáticas utilizando materiais recicláveis, como papelão, garrafas PET, tampas plásticas e rolos de papel higiênico. As maquetes ilustraram os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto de resíduos e a importância da coleta seletiva. A proposta contribuiu para o desenvolvimento da criatividade dos alunos, além de reforçar valores como o consumo consciente, a reutilização de materiais e o respeito ao meio ambiente. Como extensão da atividade em sala de aula, os alunos foram incentivados a plantar mudas em suas casas como flores, ervas e até pequenas árvores, fortalecendo o vínculo entre a teoria aprendida e a prática cotidiana. Essa ação simbólica visou promover, desde cedo, a consciência de que atitudes simples podem gerar transformações significativas em prol de um futuro mais sustentável. O projeto demonstrou como a educação ambiental, integrada ao cotidiano escolar, pode contribuir para a formação de cidadãos críticos e responsáveis. A interação entre escola, universidade e comunidade mostrou-se essencial para ampliar o alcance das ações e gerar impactos sociais positivos, destacando o papel transformador da educação. O trabalho realizado se inscreve no âmbito do que propõe a Base Nacional Comum Curricular - BNCC e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS/ONU e que de certa forma, como apontam Callai e Ilgenfritz (2024), “são um alerta e um desafio a que a humanidade pense e se preocupe com os problemas que ela mesma cria para sua sobrevivência”. Para as autoras, os problemas socioambientais revelam a forma como a sociedade atual se estrutura e se relaciona com o meio ambiente, sendo consequência de interações humanas em um cenário de grandes desigualdades e da ausência de respeito aos direitos iguais de todos. E foi nesse sentido que a prática foi desenvolvida, pois a escola é um espaço e tempo de aprendizagens que devem ter significado para a vida das pessoas. A ciência precisa estar em favor da vida e as práticas educativas podem contribuir com a formação de cidadãos ativos, responsáveis por suas ações e que se posicionem frente aos desafios existentes no mundo em que vivem.
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