DIVULGAÇÃO DOS CURSOS E FORMAS DE INGRESSO NA UFFS POR MEIO DE PROGRAMA DE RÁDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Educação Superior, Acesso e permanência, Comunicação, Extensão Universitária, Divulgação científicaResumo
As desigualdades no acesso ao ensino superior público permanecem como um desafio no contexto brasileiro, especialmente quando se considera a promoção dos direitos humanos e da equidade em educação. Sob esse panorama, o projeto de extensão “Divulgação dos cursos e processos de ingresso na UFFS” foi criado como iniciativa de estudantes da segunda fase do curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, com o objetivo de aproximar a comunidade das oportunidades de formação acadêmica, incentivar jovens a se candidatarem e divulgar as principais portas de entrada para a instituição, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de uma das ações do Projeto: a participação das estudantes em um programa de rádio local para divulgar as diferentes possibilidades e etapas necessárias para acessar os cursos de graduação na UFFS e incentivar as inscrições no ENEM. A ação foi realizada em 04 de junho de 2025, na Rádio Efapi, em Chapecó/SC, desenvolvida por três discentes da segunda fase do curso de Medicina, acompanhadas pela responsável pelo Setor de Comunicação da UFFS, Campus Chapecó. A participação ocorreu em formato de entrevista ao vivo, com duração aproximada de uma hora, na qual foram apresentados os cursos ofertados pela Universidade, formas de ingresso, programas de permanência e oportunidades de ensino, pesquisa e extensão. Como suporte, foi utilizado material previamente elaborado pela equipe do projeto, garantindo segurança e precisão informativa, especialmente sobre datas e prazos. Durante a transmissão, destacou-se que o período de inscrições para o ENEM 2025 estava próximo do encerramento, com o objetivo de incentivar os ouvintes a inscrever-se, além de contribuir para a divulgação da oportunidade. Os resultados observados incluem o alcance de um público potencialmente diversificado, bem como estudantes do ensino médio e seus familiares, além dos demais interessados, com a veiculação de informações atualizadas e relevantes para a comunidade. Embora não tenha sido possível mensurar quantitativamente o alcance ou o número de inscritos motivados pela ação, houve retorno qualitativo positivo por parte do locutor, que reconheceu a importância e pertinência da iniciativa. A experiência também evidenciou a força do rádio como meio de comunicação comunitária, especialmente em regiões onde sua audiência permanece significativa, permitindo que informações de interesse público cheguem a locais e populações que, muitas vezes, não são amplamente contempladas por outros meios. Para os discentes, a ação de extensão representou uma oportunidade de aprimorar competências comunicativas, desenvolver segurança para falar em público e vivenciar, na prática, a responsabilidade social da Universidade. O contato com a comunidade por meio da mídia local reforçou a percepção sobre o papel do profissional de saúde como agente promotor de cidadania e de acesso a direitos, ampliando a compreensão da Extensão Universitária como ferramenta transformadora. Conclui-se que a ação contribuiu para o aumento da visibilidade da UFFS, para o estímulo à participação no ENEM e para a formação integral das estudantes, agregando conhecimento técnico, habilidades sociais e compromisso ético com a promoção da educação e do desenvolvimento comunitário.
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