A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Palavras-chave:
Inclusão. Práticas Pedagógicas. Escola. Direitos. Documentação.Resumo
A educação inclusiva representa o compromisso da escola na efetivação de uma sociedade ética, justa e equitativa, assegurando o direito legal à educação para todos. Dessa maneira, a educação tem como centralidade promover a igualdade de oportunidades, respeito às diversidades e o desenvolvimento integral dos estudantes. Para que ela se efetive, é importante o conhecimento das legislações vigentes, assim reafirmar compromissos e orientações nos documentos norteadores da escola. Nesta perspectiva, problematiza-se a relevância do Projeto Político-Pedagógico (PPP). Para tanto, o objetivo deste trabalho visa analisar a relevância da elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) como instrumento essencial para a promoção de uma educação inclusiva, equitativa e socialmente justa. Metodologicamente a pesquisa é de natureza qualitativa, com abordagem bibliográfica e documental. No documento que orienta as atividades desenvolvidas na escola devem estar descritos os valores, princípios, normas, assim como, estratégias pedagógicas e os recursos disponíveis para adaptação e acessibilidade dos ambientes da escola, dialogando com as legislações vigentes. Entretanto, este importante documento nem sempre aprofunda as questões relacionadas à inclusão das minorias historicamente excluídas, como o público da educação especial, negros, indígenas e a parcela mais pobre da população brasileira, o que acaba dificultando as práticas pedagógicas voltadas para sua promoção, seja por ausência de instruções adequadas, seja pela falta de conhecimento sobre o que o documento realmente apresenta. Uma escola para todos é uma escola inclusiva e parte do pressuposto de que todos os alunos tem o direito de estar juntos, aprendendo, sem nenhum tipo de discriminação. A exclusão tem sido historicamente produzida e reproduzida dentro e fora da escola. O princípio de equidade visa justamente garantir a superação de conceitos e práticas. Os dados evidenciam que escola é um espaço social rico em diversidade, porém, enfrenta inúmeros desafios para implementar políticas e práticas que assegurem o acesso, a permanência e a aprendizagem. Mostram também que sendo o PPP um documento elaborado, com participação e conhecimento de toda comunidade escolar, pode colaborar significativamente orientando as práticas pedagógicas para a efetivação da educação inclusiva. A construção coletiva, o conhecimento, a discussão a certa das orientações desse documento, permite todas as vozes do processo educativo sejam consideradas e dessa forma possam contribuir para diminuir a distância entre o que se pretende e a prática que se realiza com contexto da escola inclusiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Elisandra Haiduki, Ariele Grando Wolosyn, Sonize Lepke, Luciana da Silva Hilger

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

