A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Autores

  • Elisandra Haiduki UFFS
  • Ariele Grando Wolosyn
  • Sonize Lepke
  • Luciana da Silva Hilger

Palavras-chave:

Inclusão. Práticas Pedagógicas. Escola. Direitos. Documentação.

Resumo

     


A educação inclusiva representa o compromisso da escola na efetivação de uma sociedade ética, justa e equitativa, assegurando o direito legal à educação para todos. Dessa maneira, a educação tem como centralidade promover a igualdade de oportunidades, respeito às diversidades e o desenvolvimento integral dos estudantes. Para que ela se efetive, é importante o conhecimento das legislações vigentes, assim reafirmar compromissos e orientações nos documentos norteadores da escola. Nesta perspectiva, problematiza-se a relevância do Projeto Político-Pedagógico (PPP). Para tanto, o objetivo deste trabalho visa analisar a relevância da elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) como instrumento essencial para a promoção de uma educação inclusiva, equitativa e socialmente justa. Metodologicamente a pesquisa é de natureza qualitativa, com abordagem bibliográfica e documental. No documento que orienta as atividades desenvolvidas na escola devem estar descritos os valores, princípios, normas, assim como, estratégias pedagógicas e os recursos disponíveis para adaptação e acessibilidade dos ambientes da escola, dialogando com as legislações vigentes. Entretanto, este importante documento nem sempre aprofunda as questões relacionadas à inclusão das minorias historicamente excluídas, como o público da educação especial, negros, indígenas e a parcela mais pobre da população brasileira, o que acaba dificultando as práticas pedagógicas voltadas para sua promoção, seja por ausência de instruções adequadas, seja pela falta de conhecimento sobre o que o documento realmente apresenta. Uma escola para todos é uma escola inclusiva e parte do pressuposto de que todos os alunos tem o direito de estar juntos, aprendendo, sem nenhum tipo de discriminação. A exclusão tem sido historicamente produzida e reproduzida dentro e fora da escola. O princípio de equidade visa justamente garantir a superação de conceitos e práticas. Os dados evidenciam que escola é um espaço social rico em diversidade, porém, enfrenta inúmeros desafios para implementar políticas e práticas que assegurem o acesso, a permanência e a aprendizagem. Mostram também que sendo o PPP um documento elaborado, com participação e conhecimento de toda comunidade escolar, pode colaborar significativamente orientando as práticas pedagógicas para a efetivação da educação inclusiva. A construção coletiva, o conhecimento, a discussão a certa das orientações desse documento, permite todas as vozes do processo educativo sejam consideradas e dessa forma possam contribuir para diminuir a distância entre o que se pretende e a prática que se realiza com contexto da escola inclusiva.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Erechim