DO ACESSO À PERMANÊNCIA: A PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA DE ESTUDANTES INDÍGENAS DA UFFS NO CAMPUS CHAPECÓ
Palavras-chave:
Língua portuguesa como segunda língua; Ensino superior; Estudantes indígenas; Permanência acadêmica; Evasão.Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido pela bolsista Débora Winckler Bedin, do Programa de Educação Tutorial Assessoria Linguística e Literária da UFFS (PET ALL). A pesquisa apresenta um estudo acerca dos desafios enfrentados por universitários indígenas, com ênfase na proficiência em Língua Portuguesa (LP) como fator determinante para a permanência acadêmica. A investigação fundamenta-se na experiência docente no curso de LP como segunda língua, elaborado no âmbito do PET ALL, destinado a discentes indígenas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no Campus Chapecó. Durante a atuação docente no curso de LP voltado para esse público, observou-se que um número expressivo de estudantes apresentava baixo domínio da língua portuguesa, o que, consequentemente, influencia negativamente o processo formativo desses discentes. Tal constatação suscitou reflexões sobre o impacto da ausência de aferição de proficiência em português no processo seletivo da UFFS (especialmente no Processo Seletivo Simplificado) e suas consequências para a trajetória acadêmica. A metodologia baseou-se em revisão bibliográfica e análise documental, considerando diretrizes institucionais da UFFS, políticas voltadas ao ensino de LP como segunda língua para estudantes indígenas e materiais didáticos utilizados no curso ofertado pelo PET ALL em 2024. Por meio das análises foi possível compreender de que forma tais documentos dialogam com as necessidades reais dos discentes e se eles de fato contribuem efetivamente para a sua permanência na universidade. Resultados preliminares indicam a percepção de bloqueios linguísticos significativos, uma vez que grande parte dos estudantes demonstra dificuldades em leitura, interpretação de textos, produção escrita e expressão oral, aspectos constatados nas aulas ministradas pela pesquisadora. A relevância deste estudo reside na possibilidade de contribuir para a promoção de uma educação superior mais inclusiva e diversa, que considere as especificidades culturais e linguísticas dos povos indígenas e garanta condições mais equitativas para seu êxito acadêmico, tendo em vista que a permanência e o sucesso acadêmico são compromissos institucionais que se somam ao compromisso de assegurar o direito de acesso dos povos indígenas ao ensino superior.
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