BRINQUEDOTECA DA UFFS: ESPAÇO DE (RE)INVENÇÃO E TRANSFORMAÇÃO
Palavras-chave:
Extensão Universitária, Brinquedoteca, Educação Infantil, BrincarResumo
O presente resumo busca apresentar a história, criação e como é pensada a brinquedoteca da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, a partir do programa de extensão: “Seminário Permanente em Educação Infantil- 5ª edição", que faz parte das ações de extensão do curso de Licenciatura em Pedagogia. Partindo disso, na atual edição do Programa, para dar continuidade às ações que já estavam sendo realizadas desde o ano de 2018, três propostas principais compõem o projeto, o Projeto: “Docência na Educação Infantil”; Projeto: “A Universidade, a comunidade e o brincar: a brinquedoteca em cena”; e o Curso: “Cotidiano, currículo e avaliação da Educação Infantil”. Nesse viés, este resumo trará em evidência, o Projeto: “A Universidade, a comunidade e o brincar: brinquedoteca em cena”, no qual visa a organização e monitoramento do espaço da brinquedoteca da UFFS. A escolha por pesquisar a história, criação e transformação da brinquedoteca, justifica-se pelo fato de não haver um documento ou artigo que discuta e apresente como foi criado esse espaço. Desse modo, para a construção desta pesquisa utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental. Partindo da análise de livros, artigos e documentos, pode-se afirmar que ao longo dos anos, o espaço da brinquedoteca deixou de ser um espaço organizado para adultos e tornou-se um espaço vivo de experiências e interações para as crianças. Permitiu compreender que a Brinquedoteca, ao se reorganizar continuamente, acompanha as transformações dos estudos que são desenvolvidos nos campos da infância, do brincar, da Educação Infantil e do currículo. Assim, a preocupação com a organização e o planejamento dos espaços, com a estética e a escolha de materiais reais e significativos, reafirmam o compromisso com um ambiente acolhedor, inclusivo, desafiador e amoroso, que convida a brincar e interagir com o espaço. Entende-se que lhar para a história, o regulamento e como se organiza esse espaço é também refletir sobre caminhos para qualificar a prática pedagógica no curso de Pedagogia e valorizar as culturas das infâncias. A brinquedoteca se consolida, portanto, como um lugar de (re)invenção e transformação, que continuará a inspirar novas possibilidades para o brincar e para a formação de professoras da região.
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