EDUCAÇÃO INFANTIL EM DIÁLOGO: EXPERIÊNCIAS DO PET ALL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Formação Continuada, Cenários Sensoriais, Práticas Pedagógicas , Vivências Docentes

Resumo

O presente trabalho apresenta e analisa duas ações extensionistas desenvolvidas no âmbito do Programa de Educação Tutorial Assessoria Linguística e Literária (PET ALL) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, desenvolvidas em colaboração com a Secretaria de Educação do Município de Guatambu. Na prática extensionista vivenciada, a atuação pautou-se pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e pelo fomento a parcerias institucionais que promovem o diálogo de saberes, a qualificação das práticas pedagógicas e, sobretudo, o enfrentamento das concepções e práticas de caráter assistencialista no campo da Educação Infantil. Nesse contexto, as ações foram realizadas nos três Centros de Educação Infantil do município. A primeira ação constituiu o ciclo de formação continuada intitulado “Mulheres Professoras de Bebês: Vivências de Escuta” coordenado e supervisionado pelas professoras do Curso de Pedagogia. O objetivo central deste ciclo de formação foi reunir as professoras atuantes nos berçários das instituições mencionadas e criar um espaço de discussão baseado em metodologias lúdico-interativas, aliadas à inserção de referenciais teóricos oriundos da Sociologia da Infância, que buscassem problematizar as práticas pedagógicas cotidianas das professoras, bem como a padronização dos cenários e brinquedos expostos nos berçários. A segunda ação foi o projeto “Fios e Texturas: Cenários na Educação Infantil”, desenvolvido também no município de Guatambu, o qual propôs a criação de cenários sensoriais para crianças de 0 a 3 anos, utilizando materiais têxteis e texturizados inspirados na arte contemporânea. Este projeto buscou estimular a autonomia, a criatividade e o desenvolvimento sensorial das crianças, transformando o ambiente em espaço de exploração e expressão. Além do trabalho com as crianças, o projeto incluiu a formação continuada das professoras, por meio da vivência direta com os materiais e cenários, ampliando seu repertório pedagógico e fortalecendo a relação entre teoria e prática. A articulação entre a universidade e as instituições de Educação Infantil evidencia a importância da formação continuada e do diálogo constante com as educadoras. Oferecer às professoras espaços para serem ouvidas e para experimentarem vivências sensoriais possibilita o fortalecimento de suas práticas pedagógicas, tornando-as mais reflexivas, sensíveis e criativas. Assim, as ações articuladas contribuem para a construção de uma Educação Infantil que valoriza a escuta, o aprendizado mútuo e ambientes ricos em experiências significativas.

Biografia do Autor

  • Morgana Fabiola Cambrussi, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Docente da área de Língua Portuguesa e Linguística da UFFS, Campus Chapecó, desde 2010. Doutora em Linguística (2009) e professora do Curso de Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Atua no campo da semântica e da pragmática. Tem experiência como Coordenadora de Área do PIBID Letras e do PIBID Interdisciplinar (Geografia, História, Letras e Pedagogia), além de ter desenvolvido muitos outros projetos de ensino e de extensão. Desde 2023, atua como tutora do Programa de Educação Tutorial Assessoria Linguística e Literária da UFFS, Campus Chapecó (PET ALL).

  • Aline Fátima Lazarotto, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Doutora em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Pedagogia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Professora do Curso de Pedagogia na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Possui experiência de pesquisa e orientação na área dos estudos da História Social da Infância no Brasil e de Santa Catarina, processos de escolarização da infância, imprensa e direitos das crianças. É pesquisadora associada ao Laboratório de Relações de Gênero e Família - LABGEF/UDESC, membra do Grupo de Trabalho História da Infância e da Juventude ANPUH/Santa Catarina.

  • Lisaura Maria Beltrame, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM; Mestre em Educação pela Universidade do Oeste da Santa Catarina- UNOESC - Campus de Videira e Instituto Pedagógico Latino Americano - IPLAC; Especialista em Educação Infantil pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC; Pós-graduação em Educação Infantil e Anos Iniciais. Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Graduada em Pedagogia habilitação em Educação Infantil e habilitação em Psicologia da Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Docente pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Pesquisadora na área de educação infantil, infâncias, ludicidade, brincar, brincadeira de faz de conta. Possui experiência na área de Educação, Educação Infantil. Pesquisadora na área de educação infantil, infâncias, ludicidade, brincar, brincadeira de faz de conta. Possui experiência na área de Educação, Educação Infantil. Participo do grupo Filosofia, Cultura e Educação - FILJEM/CNPq da UFSM e dos grupos de pesquisa da UFFS (Gepevi e Desenvolvimento humano)

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Extensão & Cultura - Campus Chapecó