EDUCAÇÃO INFANTIL EM DIÁLOGO: EXPERIÊNCIAS DO PET ALL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS
Palavras-chave:
Educação Infantil, Formação Continuada, Cenários Sensoriais, Práticas Pedagógicas , Vivências DocentesResumo
O presente trabalho apresenta e analisa duas ações extensionistas desenvolvidas no âmbito do Programa de Educação Tutorial Assessoria Linguística e Literária (PET ALL) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, desenvolvidas em colaboração com a Secretaria de Educação do Município de Guatambu. Na prática extensionista vivenciada, a atuação pautou-se pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e pelo fomento a parcerias institucionais que promovem o diálogo de saberes, a qualificação das práticas pedagógicas e, sobretudo, o enfrentamento das concepções e práticas de caráter assistencialista no campo da Educação Infantil. Nesse contexto, as ações foram realizadas nos três Centros de Educação Infantil do município. A primeira ação constituiu o ciclo de formação continuada intitulado “Mulheres Professoras de Bebês: Vivências de Escuta” coordenado e supervisionado pelas professoras do Curso de Pedagogia. O objetivo central deste ciclo de formação foi reunir as professoras atuantes nos berçários das instituições mencionadas e criar um espaço de discussão baseado em metodologias lúdico-interativas, aliadas à inserção de referenciais teóricos oriundos da Sociologia da Infância, que buscassem problematizar as práticas pedagógicas cotidianas das professoras, bem como a padronização dos cenários e brinquedos expostos nos berçários. A segunda ação foi o projeto “Fios e Texturas: Cenários na Educação Infantil”, desenvolvido também no município de Guatambu, o qual propôs a criação de cenários sensoriais para crianças de 0 a 3 anos, utilizando materiais têxteis e texturizados inspirados na arte contemporânea. Este projeto buscou estimular a autonomia, a criatividade e o desenvolvimento sensorial das crianças, transformando o ambiente em espaço de exploração e expressão. Além do trabalho com as crianças, o projeto incluiu a formação continuada das professoras, por meio da vivência direta com os materiais e cenários, ampliando seu repertório pedagógico e fortalecendo a relação entre teoria e prática. A articulação entre a universidade e as instituições de Educação Infantil evidencia a importância da formação continuada e do diálogo constante com as educadoras. Oferecer às professoras espaços para serem ouvidas e para experimentarem vivências sensoriais possibilita o fortalecimento de suas práticas pedagógicas, tornando-as mais reflexivas, sensíveis e criativas. Assim, as ações articuladas contribuem para a construção de uma Educação Infantil que valoriza a escuta, o aprendizado mútuo e ambientes ricos em experiências significativas.
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