O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE FRAÇÕES: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID MATEMÁTICA
Palavras-chave:
PIBID, Matemática, Jogos Pedagógicos.Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), promovido pela CAPES, visa fortalecer a formação inicial de professores por meio da aproximação entre universidade e escola pública. Este trabalho relata uma experiência didático-pedagógica desenvolvida por pibidianos do curso de Matemática da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo, participantes do PIBID, junto a turma 6º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual do município de Cerro Largo – RS. A proposta teve como objetivo observar e intervir nas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, com ênfase no conteúdo de frações. Nas observações iniciais, identificou-se que os alunos apresentavam dificuldades em compreender a relação entre as representações gráficas e numéricas, além do conceito de frações equivalentes, o que gerava resistência ao tema desde o início. Diante desse diagnóstico, optou-se por implementar estratégias pedagógicas que despertassem o interesse dos estudantes e facilitassem a aprendizagem. Para isso, foi utilizado um jogo de dominó de frações, confeccionados pelos pibidianos. A concepção da atividade ocorreu de forma colaborativa entre os pibidianos, sendo que um deles ficou responsável pela elaboração do material. Em reuniões com colegas e coordenadores do PIBID, o jogo foi apresentado, testado e aprimorado com contribuições significativas, especialmente da professora regente e supervisora. A proposta visou proporcionar um momento de interação entre os alunos, ao mesmo tempo em que favorecia a compreensão do conteúdo matemático. O dominó foi estruturado com peças que, de um lado, exibiam a representação gráfica da fração e, do outro, sua forma numérica. Durante a atividade, os alunos foram organizados em duplas e receberam instruções claras sobre as regras do jogo. A intervenção foi conduzida por dois bolsistas do PIBID, sob a supervisão da professora da turma e com o acompanhamento do coordenador do programa. Observou-se, durante a aplicação, um ambiente de entusiasmo e engajamento, em que os estudantes, frequentemente concentrados nas jogadas, demonstravam naturalidade ao lidar com frações, evidenciando a efetividade da proposta. Os bolsistas circularam pela sala oferecendo suporte e esclarecendo dúvidas, sendo a mais recorrente relacionada à identificação da representação gráfica correspondente à fração em jogo. Ao término da aula, cada aluno recebeu uma cópia do dominó, estimulando a continuidade do aprendizado fora do ambiente escolar. Apesar das dificuldades iniciais, o uso do recurso despertou o interesse dos estudantes e favoreceu a associação entre distintas representações das frações, especialmente por meio de figuras geométricas. A utilização de estratégias pedagógicas diferenciadas, como os jogos, contribui para a compreensão de conteúdos abstratos, tornando-os mais acessíveis e significativos. O caráter dinâmico e interativo da atividade possibilitou uma maior participação dos alunos, promovendo uma aprendizagem ativa. Para os pibidianos, a experiência revelou-se enriquecedora, ao permitir a análise do envolvimento da turma, das dificuldades dos estudantes e da própria prática docente em formação.
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