Descobertas e aprendizagens na infância: O mundo através do espelho

Autores

  • Valeska Da Silva Pedrozo Universidade federal da fronteira sul

Palavras-chave:

Educação Infantil, criança, estágio.

Resumo

O resumo presente refere-se às experiências presenciadas e realizadas durante o período de estágio, visando refletir a ação pedagógica que foi desenvolvida no componente curricular de Estágio em Educação infantil, sendo ele realizado na rede particular em uma Escola  do município de Erechim/RS, com uma turma de Maternal composta por 10 crianças, tendo de 2 a 3 anos de idade. O  principal  objetivo do estágio foi proporcionar momentos de observação, aprendizagens, reflexões, interação e mediações pedagógicas, sendo elas centradas na exploração  de novos elementos que favorecessem o desenvolvimento integral particular e coletivo das crianças, com ênfase na utilização do espelho, como elemento principal em todas as sessões que lhes foi proposto, sendo que foram realizado quatro sessão mais direcionadas com a utilização do espelho mais em foco. Durante o período de estágio, foram feitas diversas propostas com as crianças, as quais tinham em vista a percepção corporal, a identidade, coordenação motora, reconhecimento de si e do outro. Sendo o espelho o recurso central para promover as explorações, descobertas e hipóteses criadas pelas crianças no decorrer de suas pesquisas com os materiais. Todas as práticas realizadas tinham como principal ponto respeitar o individual de cada criança, incentivando a curiosidade e a experimentação do novo, partindo do comum que é visto todos os dias como apenas um objeto para se olhar. O estágio proporciona uma compreensão mais profunda sobre o papel do educador na primeira infância, que vai muito mais além do que se possa imaginar, visando a importância de ambientes acolhedores, que sejam ricos em estímulos, que promovam a escuta atenta e sensível do educador para com a criança. Contribuindo significativamente para a formação docente, reforçando a cada nova experiência o quão importante são as práticas reflexivas e a importância do planejamento na Educação Infantil, sendo muito importante ter um olhar cuidadoso para o que pode ou não dar certo, tanto nos planejamentos quantos nas  práticas, visando sempre o melhoramento dos ambientes e propostas.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Erechim