Brinquedoteca da UFFS: Porta aberta para a comunidade regional
Palavras-chave:
Extensão Universitária, Brinquedoteca, BrincarResumo
O presente resumo apresenta as ações desenvolvidas no âmbito da bolsa de extensão vinculada ao projeto “A universidade, a comunidade e o brincar: a brinquedoteca em cena”, inserido no Programa de extensão “Seminário Permanente em Educação Infantil – 5ª edição”, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim. O projeto tem como foco principal a organização, o monitoramento e o acolhimento de visitas à brinquedoteca institucional, envolvendo especialmente escolas da comunidade regional que atendem crianças entre 2 e 12 anos de idade. Nos meses de junho e julho de 2025, em virtude da presença do Planetário Móvel no Campus Erechim, a demanda de visitas ao espaço da brinquedoteca aumentou significativamente. Com isso, foram recebidas turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de escolas estaduais e municipais de diferentes cidades da região. Durante esse período, a brinquedoteca abriu suas portas para as visitações nos turnos da manhã e da tarde, mediante agendamento. O espaço da brinquedoteca está organizado em diferentes contextos brincantes, que são planejados conforme a faixa etária das crianças que serão recebidas, como: espaço das construções, do escritório, da leitura, do supermercado, da cozinha, da cabana de riscantes com luzes neon, de representação da cultura indígena, do esculpir e espaço do “afunda ou boia”. Além disso, alguns espaços são itinerantes, ou seja, mudam e se transformam conforme o tempo e a demanda, como o espaço do desenho e grafismo, em que as crianças mantinham o contato com diferentes tipos de réguas e fotografias de casas e edifícios, para ampliar o repertório das representações gráficas, tendo como intencionalidade a criatividade e a expressão por meio do registro de desenho; e o espaço das propostas com bandejas de experimentação, envolvendo farinhas de milho e trigo, erva-mate, areia colorida, pedras e conchas, materiais pensados para potencializar as interações e explorações das crianças. As ações desenvolvidas durante os meses de junho e julho reafirmam a brinquedoteca UFFS como um espaço vivo e potente de produção da cultura infantil. Nesse período, as crianças puderam vivenciar novas experiências, diferentes formas de brincar e a construção de novos conhecimentos por meio da interação com os diferentes espaços, materiais e sujeitos presentes na brinquedoteca. Ademais, além de ser um espaço rico para as crianças, para as professoras das turmas visitantes, a brinquedoteca UFFS torna-se um grande laboratório para ressignificar o olhar e a prática docente a partir do que se estuda no curso de Pedagogia. Nesse sentido, a extensão universitária continua a dar seguimento às portas abertas entre a universidade e a comunidade, construindo trocas significativas e enriquecedoras, afinal a brinquedoteca é nossa.
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