LETRAMENTO DIGITAL PARA ESTUDANTES INDÍGENAS

Autores

Palavras-chave:

Letramento Digital, Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação, Permanência de estudantes indígenas no ensino superior

Resumo

O Programa de Educação Tutorial Assessoria Linguística e Literária da UFFS (PET ALL) desenvolve diferentes projetos nos três eixos universitários de  ensino, pesquisa e extensão. Como projeto de extensão e ensino, destaca-se o curso intitulado “Inclusão Digital”, desenvolvido durante o primeiro semestre de 2025. O projeto, elaborado e aplicado pelos bolsistas do PET ALL, teve como objetivo desenvolver competências para o uso eficiente e consciente das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIDCs) no âmbito acadêmico, com o foco no atendimento de necessidades específicas apresentadas por estudantes indígenas do Campus Chapecó em relação ao conhecimento de uso de ferramentas digitais. A metodologia utilizada foi de natureza aplicada. Por meio de aulas presenciais que alternavam as estratégias de ensino entre abordagem expositiva, dialogada e prática, em um espaço equipado com computadores com conexão à internet. Além disso, pontua-se o uso de plataformas educacionais, processadores de texto e apresentação e de diferentes navegadores durante o processo de aprendizagem. O curso foi estruturado em 12 aulas, realizadas entre os meses de março a junho de 2025, totalizando 15 horas de encontros presenciais junto aos estudantes. Ao longo da ação educativa, foram abordados desde conhecimentos iniciais, como as funções básicas do computador, até o uso de ferramentas do Google, a aplicação de normas da ABNT em trabalhos acadêmicos direcionados às questões tecnológicas relevantes na sociedade contemporânea e na cultura acadêmica. O projeto de Letramento Digital para Estudantes Indígenas foi concluído por 16 estudantes, verificando-se para os discentes como uma importante ação que desenvolveu a compreensão e a produção de novas competências digitais, fundamentais no meio acadêmico e essenciais para a permanência e para o sucesso acadêmico desses alunos na UFFS - Campus Chapecó. Adicionalmente, o curso possibilitou o aprendizado em pares, visto que os discentes puderam estudar com colegas, o que colaborou para a construção conjunta desses conhecimentos. Consequentemente, a ação promoveu maior autonomia na resolução de trabalhos acadêmicos durante a formação discente no ensino superior.

Biografia do Autor

  • Thyago Camargo Chaves, UFFS- CHAPECÓ

    Acadêmico da decima fase do curso de Letras Português e Espanhol Licenciatura, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó. Bolsista do Programa de Educação Tutorial Assessoria Linguística e Literária da UFFS (PET ALL) desde 2021, participando de projetos que investigam alternativas metodológicas para o ensino de línguas, gramática, escrita e literatura. Atua no área de linguiítica, com ênfase no quadro teórico da Gramática Gerativa. Sobre o trabalho com o PET, publicou os capítulos de livros: "Metáfora verde - meio ambiente, cultura e sociedade" (2022), "Metáfora verde, educação e meio ambiente" (2023), Monitoria em sintaxe: relato de experiência (2024a; 2024b). Entre 2023 e 2024 atuou como monitor de ensino nos Componentes Curriculares de Estudos da língua portuguesa III: sintaxe e Estudos da língua portuguesa IV: sintaxe do curso de Letras da UFFS. E desde 2024 desenvolve projetos de pesquisa sobre as orações relativas a partir da participação no grupo de estudos: Sintaxes. Atualmente, integra o colegiado do Curso de Letras como representante discente titular. Se interessa no desenvolvimento de projetos que possibilitem alternativas para o ensino, com objetivo do desenvolvimento das pesquisas na área e sua aplicação.

  • Patrícia Rauber, UFFS - Chapecó

    Discente do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó. Bolsista do Programa de Educação Tutorial Assessoria Linguística e Literária da UFFS, Campus Chapecó (PET-ALL).

  • Profa. Dra. Morgana Fabiola Cambrussi

    Docente da área de Língua Portuguesa e Linguística da UFFS, Campus Chapecó, desde 2010. Doutora em Linguística (2009) e professora do Curso de Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Atua no campo da semântica e da pragmática. Tem experiência como Coordenadora de Área do PIBID Letras e do PIBID Interdisciplinar (Geografia, História, Letras e Pedagogia), além de ter desenvolvido muitos outros projetos de ensino e de extensão. Desde 2023, atua como tutora do Programa de Educação Tutorial Assessoria Linguística e Literária da UFFS, Campus Chapecó (PET ALL).

Downloads

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Extensão & Cultura - Campus Chapecó