PLACAS DE CULTURA COMO FERRAMENTA DE TREINAMENTO EM BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO
Palavras-chave:
Segurança de alimentos; Educação em saúde; Avaliação Microbiológica.Resumo
O presente trabalho descreve a produção e utilização de placas de Petri contendo ágar nutriente
como ferramenta prática para treinamento e sensibilização sobre Boas Práticas de Fabricação
(BPF), visando demonstrar de forma visual o risco de contaminação microbiológica em
diferentes situações do cotidiano, especialmente em ambientes de manipulação de alimentos.
Foram coletadas amostras de superfícies, objetos e partes do corpo humano frequentemente
negligenciados quanto à higiene, incluindo cílios postiços, barba, cabelo, alianças, mãos mal
higienizadas, pano de prato, tábua de corte com ranhuras, celular, unhas compridas ou mal
lavadas e esponjas de lavar pratos. O ágar nutriente foi escolhido por ser um meio de cultura
não seletivo, capaz de permitir o crescimento de uma ampla variedade de bactérias, permitindo
a visualização de diferentes morfologias de colônias e facilitando a identificação de áreas com
alta carga microbiana. Após a coleta e inoculação, as placas foram incubadas e observou-se o
crescimento abundante de colônias bacterianas, evidenciando a presença significativa de
microrganismos em materiais e superfícies de uso comum, confirmando o risco de
contaminação cruzada e a necessidade de cuidados rigorosos com a higiene. As placas foram
utilizadas em diferentes ações educativas: no curso de Nutrição, serviram para apoiar discussões
teóricas com base em evidências visuais; no Restaurante Universitário foram expostas para
alunos e servidores, reforçando a importância das BPF no preparo e manipulação de alimentos;
e nas redes sociais, especialmente no Instagram do projeto Vet Alimentos, foram apresentadas
em vídeos curtos e explicativos, permitindo que o público geral visualizasse o resultado das
culturas e entendesse de forma clara e impactante os riscos de não seguir protocolos de higiene.
Essa abordagem demonstrou grande potencial educativo, pois a observação direta das colônias
microbianas provoca forte efeito de conscientização e favorece a mudança de comportamento,
estimulando a adoção de práticas seguras tanto no ambiente doméstico quanto no profissional.
Conclui-se que o uso de placas de ágar nutriente no contexto de treinamento e extensão universitária é uma estratégia eficaz para integrar teoria e prática, facilitar a compreensão de
conceitos microbiológicos e promover a melhoria contínua da qualidade e a segurança de
alimentos, sendo uma metodologia de baixo custo, alto impacto visual e aplicabilidade ampla
em ações futuras de ensino, pesquisa e extensão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Julia Borges Hall, Breno Amaral Ojeda, Carla Araújo Silva Souza, Beatriz de Oliveira Torres, Maria Clara de Miranda Reigota, Thamires da Conceição Santos, Tamara Pereira Gomes da Costa, Karina Ramirez Starikoff

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

