PLACAS DE CULTURA COMO FERRAMENTA DE TREINAMENTO EM BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO

Autores

  • Ana Julia Borges Hall UFFS
  • Breno Amaral Ojeda
  • Carla Araújo Silva Souza
  • Beatriz de Oliveira Torres
  • Maria Clara de Miranda Reigota
  • Thamires da Conceição Santos
  • Tamara Pereira Gomes da Costa
  • Karina Ramirez Starikoff

Palavras-chave:

Segurança de alimentos; Educação em saúde; Avaliação Microbiológica.

Resumo

O presente trabalho descreve a produção e utilização de placas de Petri contendo ágar nutriente 
como ferramenta prática para treinamento e sensibilização sobre Boas Práticas de Fabricação 
(BPF), visando demonstrar de forma visual o risco de contaminação microbiológica em 
diferentes situações do cotidiano, especialmente em ambientes de manipulação de alimentos. 
Foram coletadas amostras de superfícies, objetos e partes do corpo humano frequentemente 
negligenciados quanto à higiene, incluindo cílios postiços, barba, cabelo, alianças, mãos mal 
higienizadas, pano de prato, tábua de corte com ranhuras, celular, unhas compridas ou mal 
lavadas e esponjas de lavar pratos. O ágar nutriente foi escolhido por ser um meio de cultura 
não seletivo, capaz de permitir o crescimento de uma ampla variedade de bactérias, permitindo 
a visualização de diferentes morfologias de colônias e facilitando a identificação de áreas com 
alta carga microbiana. Após a coleta e inoculação, as placas foram incubadas e observou-se o 
crescimento abundante de colônias bacterianas, evidenciando a presença significativa de 
microrganismos em materiais e superfícies de uso comum, confirmando o risco de 
contaminação cruzada e a necessidade de cuidados rigorosos com a higiene. As placas foram 
utilizadas em diferentes ações educativas: no curso de Nutrição, serviram para apoiar discussões 
teóricas com base em evidências visuais; no Restaurante Universitário foram expostas para 
alunos e servidores, reforçando a importância das BPF no preparo e manipulação de alimentos; 
e nas redes sociais, especialmente no Instagram do projeto Vet Alimentos, foram apresentadas 
em vídeos curtos e explicativos, permitindo que o público geral visualizasse o resultado das 
culturas e entendesse de forma clara e impactante os riscos de não seguir protocolos de higiene. 
Essa abordagem demonstrou grande potencial educativo, pois a observação direta das colônias 
microbianas provoca forte efeito de conscientização e favorece a mudança de comportamento, 
estimulando a adoção de práticas seguras tanto no ambiente doméstico quanto no profissional. 
Conclui-se que o uso de placas de ágar nutriente no contexto de treinamento e extensão universitária é uma estratégia eficaz para integrar teoria e prática, facilitar a compreensão de 
conceitos microbiológicos e promover a melhoria contínua da qualidade e a segurança de 
alimentos, sendo uma metodologia de baixo custo, alto impacto visual e aplicabilidade ampla 
em ações futuras de ensino, pesquisa e extensão.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Agrárias - Extensão & Cultura - Campus Realeza