VERDE VIDA: SAÚDE E INFÂNCIA
Palavras-chave:
Educação integral; Extensão universitária; Desenvolvimento socioemocional; Leitura e escrita; Gênero textual carta.Resumo
O projeto “Verde Vida: Saúde e Infância” foi realizado no primeiro semestre de 2025, em parceria entre a Associação Verde Vida e o Programa de Educação Tutorial Assessoria Linguística e Literária (PET ALL), composto por estudantes dos cursos de Letras e Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó. A ação foi desenvolvida pela discente Kassiane Boita Kappes, bolsista do PET-ALL. A iniciativa “Verde Vida: Saúde e Infância” representa uma ação significativa voltada à promoção da educação e ao desenvolvimento socioemocional de crianças em situação de vulnerabilidade social no município de Chapecó, por meio de uma proposta pedagógica sensível, dialógica e centrada no reconhecimento e na compreensão das emoções. Essa proposta se insere no escopo da educação integral, que compreende o sujeito em sua totalidade e considera os aspectos afetivos como constitutivos do processo de ensino-aprendizagem. O Verde Vida oferece no contraturno escolar oficinas artísticas, culturais, esportivas e de lazer, inseridas em um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. São atendidos atualmente 160 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, selecionados conforme critérios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O planejamento pedagógico do projeto foi estruturado em 13 aulas, realizadas de 11 de março a 15 de julho de 2025, com foco na exploração das emoções e sentimentos, utilizando como recurso central o filme: Divertida Mente 2, de Kelsey Mann e Meg LeFauve. Essa obra cinematográfica serviu como base para promover a consciência emocional, a empatia e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, essenciais para o enfrentamento das demandas emocionais do cotidiano infantil. Para alcançar esse propósito, foram estabelecidos objetivos que contemplaram a exploração das emoções apresentadas no filme e sua relação com o cotidiano das crianças, a reflexão crítica sobre sentimentos e sua influência no comportamento, além do desenvolvimento de estratégias práticas para lidar com emoções difíceis. A metodologia adotada foi eminentemente prática e interativa, privilegiando a participação ativa das crianças por meio de dinâmicas de grupo, discussões, reflexões individuais e a produção de materiais pedagógicos, como murais, cartazes e cartas. O projeto também incluiu uma visita à Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó, onde as crianças tiveram a oportunidade de explorar o Laboratório de Experiências Lúdicas e Brincadeiras, do Curso de Pedagogia e o Laboratório de Semiologia Médica, do Curso de Medicina, fortalecendo os vínculos interinstitucionais e ampliando suas experiências de aprendizagem. Os resultados do projeto incluíram o desenvolvimento da consciência emocional das crianças, permitindo-lhes identificar e expressar seus sentimentos de maneira clara e saudável. Além disso, a valorização da escrita de cartas como prática pedagógica no projeto reforçou a comunicação interpessoal, proporcionando momentos de reflexão e de construção de propostas didáticas mediadas pela escrita dialógica. O processo formativo desenvolvido ao longo do projeto reafirma o compromisso da universidade pública com a formação humana, alicerçada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A experiência relatada neste resumo possibilitou a construção de um olhar atento e sensível às manifestações de linguagens das crianças.
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Copyright (c) 2025 Kassiane Boita Kappes, Janine Maciel Guilherme, Morgana Fabiola Cambrussi

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