VERDE VIDA: SAÚDE E INFÂNCIA

Autores

Palavras-chave:

Educação integral; Extensão universitária; Desenvolvimento socioemocional; Leitura e escrita; Gênero textual carta.

Resumo

O projeto “Verde Vida: Saúde e Infância” foi realizado no primeiro semestre de 2025, em parceria entre a Associação Verde Vida e o Programa de Educação Tutorial Assessoria Linguística e Literária (PET ALL), composto por estudantes dos cursos de Letras e Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó. A ação foi desenvolvida pela discente Kassiane Boita Kappes, bolsista do PET-ALL. A iniciativa “Verde Vida: Saúde e Infância” representa uma ação significativa voltada à promoção da educação e ao desenvolvimento socioemocional de crianças em situação de vulnerabilidade social no município de Chapecó, por meio de uma proposta pedagógica sensível, dialógica e centrada no reconhecimento e na compreensão das emoções. Essa proposta se insere no escopo da educação integral, que compreende o sujeito em sua totalidade e considera os aspectos afetivos como constitutivos do processo de ensino-aprendizagem. O Verde Vida oferece no contraturno escolar oficinas artísticas, culturais, esportivas e de lazer, inseridas em um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. São atendidos atualmente 160 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, selecionados conforme critérios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O planejamento pedagógico do projeto foi estruturado em 13 aulas, realizadas de 11 de março a 15 de julho de 2025, com foco na exploração das emoções e sentimentos, utilizando como recurso central o filme: Divertida Mente 2, de Kelsey Mann e Meg LeFauve. Essa obra cinematográfica serviu como base para promover a consciência emocional, a empatia e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, essenciais para o enfrentamento das demandas emocionais do cotidiano infantil. Para alcançar esse propósito, foram estabelecidos objetivos que contemplaram a exploração das emoções apresentadas no filme e sua relação com o cotidiano das crianças, a reflexão crítica sobre sentimentos e sua influência no comportamento, além do desenvolvimento de estratégias práticas para lidar com emoções difíceis. A metodologia adotada foi eminentemente prática e interativa, privilegiando a participação ativa das crianças por meio de dinâmicas de grupo, discussões, reflexões individuais e a produção de materiais pedagógicos, como murais, cartazes e cartas. O projeto também incluiu uma visita à Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó, onde as crianças tiveram a oportunidade de explorar o Laboratório de Experiências Lúdicas e Brincadeiras, do Curso de Pedagogia e o Laboratório de Semiologia Médica, do Curso de Medicina, fortalecendo os vínculos interinstitucionais e ampliando suas experiências de aprendizagem. Os resultados do projeto incluíram o desenvolvimento da consciência emocional das crianças, permitindo-lhes identificar e expressar seus sentimentos de maneira clara e saudável.  Além disso, a valorização da escrita de cartas como prática pedagógica no projeto reforçou a comunicação interpessoal, proporcionando momentos de reflexão e de construção de propostas didáticas mediadas pela escrita dialógica. O processo formativo desenvolvido ao longo do projeto reafirma o compromisso da universidade pública com a formação humana, alicerçada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A experiência relatada neste resumo possibilitou a construção de um olhar atento e sensível às manifestações de linguagens das crianças.

Biografia do Autor

  • Kassiane Boita Kappes, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Kassiane Boita Kappes - Discente da 6 fase do Curso de Pedagogia - Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó. Atualmente bolsista do Programa de Educação Tutorial Assessoria Linguística e Literária da UFFS - Conexões de Saberes. Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID. Foi bolsista também do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde - PET: Saúde/Equidade. Recentemente, escreveu o capítulo de livro intitulado Classificação dos tumores do sistema nervoso central pediátrico e impactos no neurodesenvolvimento: uma revisão sistemática através da literatura, que está presente no e-book Jornada médica: Ciência e tecnologia em busca da qualidade de vida 5 (2024).

  • Janine Maciel Guilherme, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Licenciada em História pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2024). Bolsista CNPq pelo Programa de Residência Pedagógica entre 2020 e 2023. Atualmente discente do curso de Licenciatura em Letras - Português e Espanhol pela UFFS, Campus Chapecó. Bolsista do  Programa de Educação Tutorial Assessoria Linguística e Literária da UFFS - Conexões de Saberes.

  • Morgana Fabiola Cambrussi, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Docente da área de Língua Portuguesa e Linguística da UFFS, Campus Chapecó, desde 2010. Doutora em Linguística (2009) e professora do Curso de Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Atua no campo da semântica e da pragmática. Tem experiência como Coordenadora de Área do PIBID Letras e do PIBID Interdisciplinar (Geografia, História, Letras e Pedagogia), além de ter desenvolvido muitos outros projetos de ensino e de extensão. Desde 2023, atua como tutora do Programa de Educação Tutorial Assessoria Linguística e Literária da UFFS, Campus Chapecó (PET ALL).

Downloads

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Extensão & Cultura - Campus Chapecó