Geografia do Brasil: feira cultural dos estados
Palavras-chave:
Sequência Didática;, Regionalidades, CulináriaResumo
O presente trabalho tem a finalidade de descrever uma Sequência Didática sobre a formação cultural dos estados brasileiros. A atividade realizada teve como principal objetivo: Compreender a formação histórica, cultural e geográfica dos estados, abordando aspectos como a formação populacional e a influência nas tradições e principalmente na culinária de cada unidade federativa. A presente pesquisa é de base qualitativa participativa através de uma experiência pedagógica realizada através da aplicação de uma sequência didática com estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Chapecó-SC. Para a realização da atividade, foram utilizados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE, geoatlas, cartolina, e recursos de imagem. Os alunos foram divididos em grupos de três estudantes, em que foi realizado o sorteio sobre um estado do nosso país, cada grupo deveria pesquisar dados geográficos, históricos, culturais, econômicos e ambientais do estado correspondente e organizar um portfólio com as informações obtidas. Os estudantes também precisaram escolher uma receita de um prato típico do estado que tivesse uma relação histórica, e econômica e fizesse parte da identidade da população local. A receita deveria estar presente no portfólio na parte da culinária do estado e na apresentação e exposição da feira para degustação. Para a organização da feira os grupos de estudantes foram divididos conforme as regiões correspondentes e confeccionaram itens para a decoração, como mapas, bandeiras, panfletos, além de vestirem roupas típicas do estado representado. Nessa atividade os pais dos estudantes e os estudantes de outras turmas foram convidados a participar. Na apresentação os estudantes relataram características históricas, regionais e econômicas de cada estado, apresentando o prato típico e realizando a ligação do prato com a história e o desenvolvimento econômico do estado. Em seguida convidavam os participantes a degustar a receita do prato preparado por eles. Essa atividade oportunizou aos estudantes externos participar e conhecer mais sobre os vários estados que compõem a nação e conhecer e saborear pratos de diferentes estados. Dessa forma a atividade promoveu integração entre escola, família e comunidade, ampliando o conhecimento sobre a diversidade cultural, geográfica e gastronômica do Brasil. A feira consolidou o aprendizado de forma participativa, estimulando o respeito às diferenças regionais e a valorização do patrimônio histórico e cultural do país.
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