Geografia do Brasil: feira cultural dos estados

Autores

  • Alexandra Carniel UFFS campus Erechim

Palavras-chave:

Sequência Didática;, Regionalidades, Culinária

Resumo

 

O presente trabalho tem a finalidade de descrever uma Sequência Didática sobre a formação cultural dos estados brasileiros. A atividade realizada teve como principal objetivo: Compreender a formação histórica, cultural e geográfica dos estados, abordando aspectos como a formação populacional e a influência nas tradições e principalmente na culinária de cada unidade federativa. A presente pesquisa é de base qualitativa participativa através de uma experiência pedagógica realizada através da aplicação de uma sequência didática com estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Chapecó-SC. Para a realização da atividade, foram utilizados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE, geoatlas, cartolina, e recursos de imagem. Os alunos foram divididos em grupos de três estudantes, em que foi realizado o sorteio sobre um estado do nosso país, cada grupo deveria pesquisar dados geográficos, históricos, culturais, econômicos e ambientais do estado correspondente e organizar um portfólio com as informações obtidas. Os estudantes também precisaram escolher uma receita de um prato típico do estado que tivesse uma relação histórica, e econômica e fizesse parte da identidade da população local. A receita deveria estar presente no portfólio na parte da culinária do estado e na apresentação e exposição da feira para degustação. Para a organização da feira os grupos de estudantes foram divididos conforme as regiões correspondentes e confeccionaram itens para a decoração, como mapas, bandeiras, panfletos, além de vestirem roupas típicas do estado representado. Nessa atividade os pais dos estudantes e os estudantes de outras turmas foram convidados a participar.  Na   apresentação os estudantes relataram características históricas, regionais e econômicas de cada estado, apresentando o prato típico e realizando a ligação do prato com a história e o desenvolvimento econômico do estado. Em seguida convidavam os participantes a degustar a receita do prato preparado por eles. Essa atividade oportunizou aos estudantes externos participar e conhecer mais sobre os vários estados que compõem a nação e conhecer e saborear pratos de diferentes estados. Dessa forma a atividade promoveu integração entre escola, família e comunidade, ampliando o conhecimento sobre a diversidade cultural, geográfica e gastronômica do Brasil. A feira consolidou o aprendizado de forma participativa, estimulando o respeito às diferenças regionais e a valorização do patrimônio histórico e cultural do país.

Biografia do Autor

  • Alexandra Carniel, UFFS campus Erechim

     

    A AVALIAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE APERFEIÇOAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

    Alexandra Carniel¹

    Eduarda Agnolin²

    Reginaldo Souza³

     

    Entre os objetivos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) está a inserção dos estudantes de licenciaturas no cotidiano escolar, permitindo-lhes aliar a teoria do conteúdo científico à  prática escolar. O trabalho que ora se apresenta é resultado de uma atividade de ensino, realizada pelos bolsistas do PIBID - subprojeto Geografia -na Escola Estadual Santo Agostinho, com alunos do sexto ano do ensino fundamental.Através da leitura e discussão sobre o livro” Prova: Um momento privilegiado de estudo e não um acerto de contas” de Pedro Vasco Moretto, refletiu-se sobre a avaliação na escola e pensou-se em elaborar uma atividade em que alunos e professores pudessem expor suas opiniões em relação à avaliação.A avaliação como um processo que vise verificar se os alunos obtiveram aprendizagens significativas. A avaliação não com caráter punitivo, mas como uma análise dos conhecimentos adquiridos que vise contribuir para a melhoria da qualidade de ensino, na busca de novas metodologias de avaliação e práticas docentes, facilitando assim o processo de ensino e aprendizagem O objetivo da atividade foi compreender a importância da avaliação, o aperfeiçoamento de seu método, entender o conceito de avaliação na visão do aluno, caracterizar qualitativamente a avaliação, entender a avaliação na visão da Escola, comparar as duas visões da temática em questão com o livro trabalhado no subprojeto. A atividade foi desenvolvida através de um diálogo sobre o tema avaliação, em que foram feitos questionamentos a professores e alunos. Através desta atividade os alunos puderam expressar seus medos e angústias em relação à avaliação, e de que forma gostariam de ser avaliados. Com os professores, discutiu-se sobre quais as principais formas de avaliação além da tradicional prova, e quais os principais critérios na hora de elaborá-la. Portanto essa atividade foi essencial para entendermos um pouco mais sobre os métodos avaliativos. Durante muito tempo provas e trabalhos foram utilizados como instrumentos que classificavam os alunos entre bons ou aqueles que estavam ali somente por obrigação. Atualmente, a avaliação é vista como uma importante ferramenta que o professor usa para alcançar seus objetivos e fazer com que o aluno busque maneiras diferentes de demonstrar seus conhecimentos.

    Palavras chave: Aprendizagem. Escola. Prova.

     

     

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra - Ensino - Campus Erechim