CICLO DE DEBATES SOBRE IDENTIDADE, RAÇA E GÊNERO: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO EM SALA DE AULA
Palavras-chave:
Ciclo de debates, Educação, Educação étnico-racial , Extensão , LiteraturaResumo
A ação de extensão intitulada “Ciclo de Debates sobre Identidade, Raça e Gênero” configura-se como uma proposta desenvolvida na disciplina de Tópicos Especiais de Extensão e Cultura nas Ciências Sociais I ofertada no primeiro semestre do ano letivo de 2025, do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFFS - Campus Chapecó. O projeto toma forma como uma proposta comprometida com a promoção do pensamento crítico e incentivo ao consumo de literatura afro diaspórica e indígena, voltada aos estudantes da 3º série do Ensino Médio da Escola de Ensino Básico Tancredo de Almeida Neves. A ação parte da compreensão de que as desigualdades sociais são fruto de relações de poder, histórica e socialmente construídas, que carecem de uma abordagem educacional que implique a interseccionalidade como foco de debate. Visando apresentar e debater com os estudantes a complexidade das experiências sociais atravessadas simultaneamente por fatores como raça, gênero e classe. Motivada pela necessidade de contribuir com a formação crítica de jovens em idade escolar e em consonância com a Lei nº 11.645/08, a proposta além de atender à curricularização da extensão universitária também atende as demandas da educação básica. Assim, a ação foi planejada fortalecendo o contato com autoras e autores negros, indígenas e afrodiaspóricos. Em quatro encontros que visaram ampliar o repertório teórico dos estudantes, estimulando a reflexão crítica sobre conceitos como racismo, identidade racial, racismo reverso, gênero e relações de poder.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Isabelle Piaia, Claudete Gomes Soares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

