QUADRO COMPARATIVO E RIMÁRIO: FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE ORTOGRAFIA

Autores

  • Cleuza Pelá UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Frantiusca B. Sulzbacher Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Mitiele da S. Scarton Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo.
  • Silvana Klein Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Escrita. Contexto. Aprendizagem. Reflexão.

Biografia do Autor

  • Cleuza Pelá, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
    Cleuza Pelá possui doutorado (2006) e mestrado (1998), em Língua Portuguesa, na área de leitura, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; e graduação em Letras - Vernáculas, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1987). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em: Língua Portuguesa e Linguística, (estratégias de) leitura, gêneros textuais, romances e contos policiais, processos de referenciação, produção de texto e literaturas de expressão portuguesa. Tem trabalhado também com elaboração de itens de avaliação em larga escala, formação de professor, orientação de trabalhos de conclusão de curso, revisão de textos e assessoria de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental, em escolas públicas e privadas. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa e Linguística, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.
  • Frantiusca B. Sulzbacher, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
    Estudante do Curso de Letras – Português e Espanhol – Licenciatura da UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, e.mail: frantibsulzbacher@hotmail.com. Bolsista do PIBID Letras.
  • Mitiele da S. Scarton, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo.
    Estudante do Curso de Letras – Português e Espanhol – Licenciatura da UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, e.mail: mithielescarton@hotmail.com . Bolsista do PIBID Letras
  • Silvana Klein, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
    Professora de Língua Portuguesa da Escola E.E.FL Sargento Sílvio Delmar Hollenbach; Graduada em Língua Portuguesa e Inglês, e.mail: silvanadidi@hotmail.com. Supervisora do Subprojeto – PIBID - Letras – Língua Portuguesa.

Referências

Referências

MORAIS, Artur G. (org.) O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

MORAIS, Artur G. Ortografia : ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998.

NERY, Alfredina et al. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo - Unidade II – Palavra Dialogada. SMESP- PROJETO 77. Com modificações.

SILVA, Thais C. Fonética e fonologia do Português – Roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Contexto, 2001.

ZORZI, Jaime L. Aprender a escrever – A apropriação do sistema ortográfico. Porto Alegre, 1998.

Downloads

Publicado

01-10-2015