A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA UM PÚBLICO JOVEM

Autores

  • Bruna Luiza Mallmann Universidade federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Cleuza Pelá UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Mirela Schröpfer Klein Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo.

Palavras-chave:

Narrativas orais. Retextualização. Docência inicial.

Biografia do Autor

  • Bruna Luiza Mallmann, Universidade federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
    Estudante do Curso de Letras – Português e Espanhol – Licenciatura da UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, e.mail: bruna-mallmann@hotmail.com. Bolsista do PIBID Letras.
  • Cleuza Pelá, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
    Cleuza Pelá possui doutorado (2006) e mestrado (1998), em Língua Portuguesa, na área de leitura, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; e graduação em Letras - Vernáculas, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1987). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em: Língua Portuguesa e Linguística, (estratégias de) leitura, gêneros textuais, romances e contos policiais, processos de referenciação, produção de texto e literaturas de expressão portuguesa. Tem trabalhado também com elaboração de itens de avaliação em larga escala, formação de professor, orientação de trabalhos de conclusão de curso, revisão de textos e assessoria de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental, em escolas públicas e privadas. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa e Linguística, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.
  • Mirela Schröpfer Klein, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo.
    Estudante do Curso de Letras – Português e Espanhol – Licenciatura da UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, e.mail: mirelask@live.com. Bolsista do PIBID Letras.

Referências

COELHO, B. Contar histórias – Uma arte sem idade. 10.ed. São Paulo: Ática, 1999.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura – Teoria & Prática. Campinas, SP: Pontes: UNICAMP, 1993.

MARCUSCHI, L.A. Da fala para a escrita. Operações de retextualização. São Paulo: Cortez, 2010.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Trad. Cláudia Schilling. 6.ed. Porto alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

01-10-2015