OBSERVANDO O ENTORNO
O ROEEE E SUA POTENCIALIDADE EM CONSTRUÇÃO DE INDICADORES ECONÔMICOS E SOCIAIS A PARTIR DOS DADOS E PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS
Palavras-chave:
OBSERVATÓRIO; PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS; PPI; AGRICULTURA FAMILIAR; AUDIOVISUAL.Resumo
O Observatório Regional de Economia, Energia e Meio Ambiente – ROEEE (EXT-2023-0036 (2ª Edição), da UFFS Campus Erechim, busca sistematizar e armazenar dados primários para possíveis pesquisas nos campos de interesse do projeto. O projeto atua desde 2021 e, atualmente, conta com uma base de dados referente ao preço médio dos combustíveis em nível nacional, estadual e municipal. Além da organização dos dados, o Observatório busca lançar boletins semanais com a variação e nível de concorrência nesse mercado de combustíveis, tendo armazenado seus produtos em site próprio desenvolvido durante o primeiro ano do projeto. A partir da divulgação desses dados o ROEEE contribui para a análise de conjuntura econômica, especialmente quando refere-se à escolha de política de preços adotada pela maior e principal indústria petrolífera do país, a PETROBRAS. É possível observar o aumento no preço dos combustíveis após a adoção, em 2016, da Política de Preço de Paridade de Importação (PPI), essa medida busca tornar o mercado interno mais competitivo, uma vez que a estatal praticaria preços semelhantes ao de empresas privadas atuantes no país. O que se observa a partir dos dados coletados é o aumento do preço, em todos os produtos, e também a instabilidade do cenário internacional afetando diretamente o mercado interno. Com a nova política de preços, aplicada em maio de 2023 pelo Governo Federal, nota-se que os preços inicialmente apresentaram queda mas voltaram a subir e aproximar-se do que era praticado no início do ano. Apesar disso, o cenário é de estabilidade, o que não se apresentava em 2022. Para além dos produtos consolidados do ROEEE, outros olhares são possíveis ao coletivo que compõe a iniciativa, uma vez que é de interesse do Observatório oferecer um espaço digital para divulgação de pesquisas e ensaios que vão ao encontro das pautas econômicas, ambientais, energéticas e sociais. Para o avanço do projeto, almeja-se coletar entrevistas e iniciar a produção de material audiovisual referente à agricultura familiar na região do Alto Uruguai Gaúcho. Nessa perspectiva, o Observatório busca reafirmar a potencialidade das experiências diárias das famílias que se dedicam à agricultura e empreendem alternativas à produção convencional, como as famílias que utilizam da agroecologia. Com o avanço das produções audiovisuais, o Observatório tem o objetivo de se aproximar da comunidade, indo ao encontro da população campesina e urbana, que poderá observar no ROEEE suas experiências pessoais e conectar-se com os indicadores propostos pelo projeto. Além de seu papel extensionista, o Observatório também lança-se na pesquisa (PES-2023-0086) com monitoramento e análise da emissão de carbono na região do Alto Uruguai.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.