“É QUARTA-FEIRA MEUS BACANOS”
CONSTRUINDO MARCOS NA ROTINA ESCOLAR
Palavras-chave:
Rotina Escolar; Saberes Docentes; Ensino Fundamental; Acolhimento;Resumo
A rotina escolar desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e
socioemocional das crianças. No entanto, para que essa rotina seja significativa no processo
de ensino e de aprendizagem é necessário que ela incorpore elementos que tragam leveza e
que quebrem os estereótipos de um ensino tradicional, promovendo momentos de alegria na
aprendizagem. Neste trabalho, a prática analisada e refletida sobre a rotina escolar parte do
marco semanal, como prática pedagógica, a partir do meme "É Quarta-feira Meus Bacanos".
O objetivo foi transformar a percepção dos estudantes sobre o meio da semana, ao observar
um desinteresse dos estudantes em uma turma de Ensino Fundamental, frente a rotina
escolar, a fim de contribuir com um ambiente escolar mais saudável e acolhedor. A
inspiração partiu da popularidade do meme nas redes sociais, que mobiliza uma comunidade
on-line ao celebrar a chegada da quarta-feira como momento de descontração e expectativa
entre os estudantes. Nesse sentido, nas quartas-feiras, ao projetar a imagem do meme no
quadro, os estudantes têm a oportunidade de escolher seus lugares, uma pequena “quebra”
na rotina que gera grande entusiasmo. A resposta dos estudantes a essa prática foi
surpreendente. Inicialmente, a projeção do meme gerava curiosidade e risos. Com o passar
do tempo, eles começaram a aguardar pela quarta-feira e a projeção tornou-se um rito
simbólico na turma, representando um momento especial da semana. A mudança em relação
à percepção dos estudantes foi significativa e uma alteração na maneira como eles lidam
com a passagem do tempo na escola deixou de concentrar-se, exclusivamente, na chegada
da sexta-feira, geralmente associada ao alívio do término das atividades. Do ponto de vista
teórico, essa prática pode ser compreendida à luz das teorias que enfatizam a importância
dos rituais e marcos na rotina das crianças. Vygotsky (1984) destaca a relevância das
interações sociais e dos contextos culturais no desenvolvimento da criança. Esta proposta,
incorpora elementos culturais contemporâneos e facilita a interação social, podendo
enriquecer a experiência escolar e produzir uma aprendizagem significativa no cotidiano
escolar. Além disso, a teoria da resiliência na educação sugere que momentos de
descontração e alegria são essenciais para criar um ambiente em que as crianças se sintam
seguras e motivadas (Masten, 2001). Portanto, essa prática incorporada à rotina escolar
revelou que não apenas torna o ambiente mais agradável como também contribui para o
bem-estar emocional e de aprendizagem dos estudantes, que se sentem pertencentes a uma
cultura escolar que os observa, escuta e respeita. Portanto, a quarta-feira deixa de ser um dia
comum e passa a ter um rito simbólico que envolve alegria, pertencimento e construção de
uma cultura própria da turma, que junto à professora reafirmam a importância da construção
de um ambiente educacional mais humano e acolhedor.
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