O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DE REELS

UMA PROPOSTA DIDÁTICA A PARTIR DE ARTICULAÇÃO INTERDISCIPLINAR TEÓRICO-PRÁTICA

Autores

  • Sabrina Casagrande Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Realeza
  • Andréia Cristina de Souza
  • Daiane Cristina Soranso
  • Filippo Mouta Giglio

Palavras-chave:

variação linguística, dialogismo, ensino de língua portuguesa

Resumo

O presente trabalho apresenta uma atividade didática organizada como prática como componente curricular (PCC), de forma articulada entre os componentes curriculares (CCr) de Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa (EALP) e de Estudos de Língua Portuguesa III: morfossintaxe (ELPIII), ofertados na 5ª fase do Curso de Letras – Português e Espanhol - Licenciatura. O objetivo da proposta, apresentada em sala de aula na universidade, foi observar e identificar como ocorrem as concordâncias nominal e verbal em diferentes contextos de enunciação e seus impactos na interação discursiva. Para a elaboração deste trabalho, em um primeiro momento, foi recuperado o contexto de produção e circulação do texto-enunciado selecionado: um vídeo do gênero reels, veiculado na rede social Instagram, no perfil de um juiz federal, no dia 15 de maio de 2024. O vídeo, que discute a forma de abordagem de juízes em audiências, está dividido em dois momentos: primeiro, durante uma audiência on-line de inspeção que trata de uma ação de concessão de benefício previdenciário para trabalhadores rurais, dirigida pelo autor do vídeo e, posteriormente, com a presença apenas do autor, explicando o contexto da primeira parte e justificando suas ações. Os interlocutores presumidos são a sociedade em geral e, mais especificamente, operadores de Direito e outros pares. Com base nesta contextualização, foram organizadas questões antes e após assistir ao vídeo, visando provocar uma reflexão sobre os aspectos extratextuais e sua influência na organização estrutural, temática e estilística do texto-enunciado, com foco no uso diferenciado da concordância nominal e verbal nas duas partes do vídeo. Esta experiência de articulação entre os dois CCr proporcionou uma compreensão interdisciplinar, a partir da discussão teórica dos estudos da variação linguística relacionadas à concordância (nominal e verbal), em ELPIII, e dos estudos dialógicos, em EALP. Também proporcionou uma reflexão mais aprofundada sobre os fenômenos da linguagem, com a possibilidade de compreender como estes conceitos podem ser abordados em contexto de ensino de Língua Portuguesa.

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Publicado

10-10-2024

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes - Ensino - Campus Realeza