Qual a relevância da APS no ECS para a formação de um enfermeiro de excelência? Análise à luz das DCNs, atual e futura
Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde (APS); Estágio Curricular Supervisionado (ECS); Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs); Formação de Enfermagem.Resumo
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) se debruçam diante de alguns aspectos primordiais para formação de trabalhadores de excelência, a fim de garantir que os futuros profissionais construam competências e habilidades alinhadas a padrões nacionais e internacionais, preparando para os mesmos atuarem com máxima qualidade e resolutividade no Sistema Único de Saúde (SUS). Sabe-se que a Atenção Primária à Saúde (APS) é a porta de entrada no âmbito da prevenção e promoção da saúde, oferecendo cuidados acessíveis e de qualidade para um cuidado integral e contínuo da população, sendo assim, o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) desempenha um papel importante na formação de enfermeiros de excelência, proporcionando a oportunidade de desenvolver habilidades e competências necessárias para a prática profissional, resgatando a teoria vivenciada ao longo do curso e colocando em prática situações reais de um pensamento crítico, o cuidado integral e humanizado, além da ética profissional, levando em consideração não apenas aspectos biológicos, mas também sociais, psicológicos e culturais da comunidade. Além disso, enfrentar a diversidade de casos encontrados na APS nos prepara para enfrentar e tomar decisões eficazes, construindo juntamente o senso de empatia e a habilidade do desenvolvimento da boa comunicação. Esse campo é fundamental para a formação de enfermeiros pois proporciona a base para uma prática centrada no paciente, de forma comunitária, promovendo um sistema de saúde mais eficiente. Visto isso, entende-se que a implementação de novas DCN’s são de extrema validez para que haja mais inserções práticas na Atenção Primária, tendo em vista que é um campo rico em conhecimento, que visa a promoção da saúde e cuidado longitudinal. Como estudantes, temos a oportunidade de desenvolver atividades que promovem a educação em saúde e o autocuidado, além de implementar medidas preventivas que podem reduzir a superlotação dos serviços de alta complexidade e, consequentemente, melhorar a qualidade dos atendimentos. As futuras DCNs poderão moldar ainda mais a importância do ECS na APS, pois os estudantes estão inseridos no campo prático, estando então capacitados para responder às necessidades emergentes do sistema. Essas ações estão alinhadas às diretrizes que enfatizam o papel da enfermagem no gerenciamento contínuo e integrado da saúde ao longo da vida do usuário. Por fim, com base nesses primeiros dias de supervisionado e com a vivência de outras atividades teórico prática ao longo da graduação, é visto que ao formar enfermeiros que compreendem a APS, contribuem para levar conhecimento e preparo na atuação da saúde pública, gerindo a prevenção, promoção e gestão dos serviços de saúde, garantindo mais equidade e qualidade para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.