AÇÃO CONTRA A DENGUE: OFICINA DE CAÇA AOS FOCOS NA ESCOLA
Palavras-chave:
Focos de Dengue, Metodologia, OficinaResumo
O presente trabalho trata de uma oficina educativa voltada para a identificação de focos de Dengue, realizada com alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pe. José Schardong, em Cerro Largo, Rio Grande do Sul. Motivadas pelo aumento alarmante dos casos de Dengue na região, mesmo durante o inverno, acadêmicas dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Química da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) desenvolveram a atividade na disciplina Prática de Ensino: Educação Ambiental. O objetivo foi sensibilizar os alunos sobre a importância da identificação e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, promovendo o engajamento dos alunos. A metodologia do projeto incluiu uma análise inicial do ambiente escolar a fim de identificar focos de Dengue, seguida de uma oficina, na qual os alunos, divididos em grupos, participaram ativamente na identificação desses focos nos entornos da escola. Antes da atividade prática, os alunos foram estimulados a refletir sobre o tema por meio de uma pergunta problematizadora: "O que você entende por focos de Dengue?" As respostas, registradas em bilhetes, serviram como diagnóstico do conhecimento prévio. A prática envolveu a busca e identificação de focos de Dengue em áreas selecionadas da escola, com a orientação de panfletos informativos e o apoio das acadêmicas e da professora de ciências da escola. Após a atividade de campo, os alunos foram convidados a responder novamente à mesma pergunta inicial, com o objetivo de avaliar a evolução de seus conceitos. As respostas indicaram um progresso significativo na compreensão dos alunos sobre os focos de Dengue, com descrições mais detalhadas e precisas dos criadouros do mosquito. A oficina também revelou diferenças no desempenho das duas turmas participantes: enquanto a primeira turma, que se apresentou mais inquieta, demonstrou maior curiosidade e eficiência na identificação dos focos, já a segunda turma, mais calma, teve um desempenho mais concentrado, porém com menos focos identificados. Os resultados demonstraram que a oficina foi eficaz em alcançar seu objetivo de promover a conscientização sobre a Dengue e capacitar os alunos para atuarem como agentes ativos na prevenção da doença em suas comunidades. A análise das respostas da atividade evidenciou um aumento no nível de detalhamento e precisão nas descrições dos focos de Dengue, confirmando a eficácia da metodologia baseada nos Três Momentos Pedagógicos, proposta por Delizoicov e Angotti. Essa abordagem pedagógica, que inclui a problematização inicial, a organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento, foi fundamental para o sucesso da oficina, promovendo uma aprendizagem significativa e conectada à realidade dos alunos. Dessa forma, a oficina educativa não só contribuiu para o aumento do conhecimento sobre a Dengue entre os alunos, mas também incentivou a participação desses jovens na promoção da saúde pública do município. A experiência destaca a importância de ações educativas que integram teoria e prática, especialmente em contextos de emergência sanitária, como o enfrentamento da Dengue. Foi observado o impacto positivo de suas ações na comunidade escolar, reforçando a relevância de práticas pedagógicas voltadas para a educação ambiental e a saúde coletiva.
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