A PRESENÇA NEGRA E INDÍGENA EM CERRO LARGO/RS: PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO COMO PARTE DAS AÇÕES DO NEABI/UFFS, CAMPUS CERRO LARGO/RS.
Palavras-chave:
Racismo, Negros, Indígenas, Neabi, Leis 10.639/2003, 11.645/2008Resumo
Tendo em vista a existência e a atuação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e
Indígenas, em Cerro Largo (desde 2017), no âmbito da educação para as relações étnicoraciais
e do combate ao preconceito e racismo estrutural, por meio de ações culturais e
artísticas (exposições, palestras, cine debate, rodas de conversas, apresentações de danças,
teatro,capoeira, cultura culinária, música), envolvendo a comunidade acadêmica da UFFS,
campus de Cerro Largo, considerou-se importante apresentar a proposta de produção de
um curta metragem, abordando a temática das invisibilidades e presenças negras e
indígenas no município sede da universidade. A ideia do projeto, surge no coletivo a partir
da sua própria constituição, enquanto um Núcleo de Estudos formado por indígenas,
negros e pessoas descendentes dessas e de outras etnias. Nesse sentido, concluiu-se que
existe uma demanda por produção de material audiovisual que mostre aspectos das
culturas e das histórias desses povos, tão marginalizados em vários sentidos, bem como a
necessidade de produzir material de apoio didático-pedagógico para as escolas atenderem
ao que preconizam as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Ao produzir o documentário, de
15 minutos, enfocando “ A Presença dos Negros e dos Indígenas em Cerro Largo”, foi
possível registrar depoimentos de diversas pessoas, tanto estudantes indígenas das etnias:
Baré, Desana, Kaingang, Ticuna, Tuyuca, Tupiniquim, como dos imigrantes oriundos do
Haiti e da Guiné-Bissau, além de representantes da comunidade externa, o NEABI cumpre
com seus objetivos, ligados ao Ensino, Extensão e Pesquisa. O resultado do projeto,
selecionado e contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo, via Governo Federal e
Município de Cerro Largo, reveste-se de um valor inestimável para a educação das/nas
relações étnico-racias e a educação antirracista, configurando-se em um recurso inédito e
precioso, que vem reforçar a importância e protagonismo do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros
e Indígenas, não só na UFFS, como ultrapassando fronteiras.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.