As AÇÕES DE DIVULGAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS E DO MESTRADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UFFS NAS MÍDIAS SOCIAIS

Autores

  • Jaqueline Dos Santos Cardoso UFFS

Palavras-chave:

mídias sociais, engajamento acadêmico, divulgação científica, estratégia digital, comunicação universitária

Resumo

A ausência de estudantes nas universidades federais causa diversos impactos negativos, afetando
não apenas o ambiente acadêmico e a dinâmica das instituições, mas também comprometendo o
desenvolvimento de pesquisas e projetos essenciais para a inovação e o progresso social. A crescente
influência das redes sociais na comunicação e na disseminação de informações apresenta uma
oportunidade para instituições de ensino superior aumentarem a sua proximidade com a
comunidade. O curso de Engenharia de Alimentos e o Programa de Pós-Graduação em Ciência e
Tecnologia de Alimentos da UFFS adotaram o uso das mídias sociais como estratégica para
fortalecer sua presença digital e servir a comunidade com informações científicas, no sentindo de
informar, atrair novos estudantes para os cursos, incentivar a participação ativa dos estudantes e
egressos e aumentar a interação dentro da comunidade acadêmica. Para isso, a partir de 2024
foram modificadas as postagens do Instagram e do Facebook, realizando ações para a
disseminação de informações a respeito dos cursos e de temas importantes à comunidade,
na tentativa de ampliar o alcance e a visibilidade destas publicações. Além disso, incentivou-se a
interação e o compartilhamento de conteúdo, por parte da comunidade que segue o perfil. A
estratégia incluiu a análise e o monitoramento contínuo do crescimento do número de seguidores e
das interações nas postagens, o que permitiu ajustar as abordagens conforme necessário e
estruturando as ações de acordo com o calendário acadêmico. A metodologia implementada
envolveu inicialmente a postagem diária, que incluiu vídeos curtos (Reels) e postagens em carrossel,
permitindo que as informações fossem transmitidas de forma dinâmica e acessível. Com o início do
semestre letivo, a periodicidade das postagens foi ajustada para no mínimo duas semanais,
mantendo, no entanto, a ênfase em conteúdos que cativavam a atenção do público-alvo. No YouTube
manteve-se a adição de vídeos, de acordo com a elaboração de conteúdos, por meio de convites de
professores para palestrantes. Também deu-se apoio a organização e cobertura dos eventos
promovidos pelos cursos. Foram realizadas ações de acompanhamento e divulgação de todos os
eventos promovidos pelos cursos, de publicações de trabalhos, participação em eventos e oficinas,
trends da vida acadêmica, sobre a estrutura da universidade, programa de estágio, programa de
monitoria, divulgação de inscrições e conteúdos sobre segurança de alimentos. A estratégia de
divulgação, incluindo processos seletivos e eventos, foi considerada positiva pelo número de
interações. A avaliação dos resultados indicou um aumento de cerca de 200 seguidores e maior
interação, evidenciando a eficácia da estratégia de aumentar o engajamento. Foi observado aumento
da visibilidade das postagens, especialmente dos Reels, que alcançaram maior público e interação.
Publicações em carrossel tiveram desempenho inferior, sugerindo a necessidade de novas
abordagens. A utilização das redes sociais para divulgar o curso de Engenharia de Alimentos e o
PPGCTAL da UFFS mostrou-se eficaz, aumentando significativamente o engajamento e a
visibilidade. No entanto, houve variações no desempenho dos diferentes tipos de conteúdo,
sugerindo a necessidade de ajustes contínuos para otimizar os resultados.

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Publicado

21-09-2024

Edição

Seção

Engenharias - Extensão & Cultura - Campus Laranjeiras do Sul