O PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL NO CENTRO DE LÌNGUAS DA UFFS CAMPUS CHAPECÓ: FORMAÇÃO ACADÊMICA E HUMANITÁRIA
Palavras-chave:
Português Língua Adicional (PLA), Ensino de Línguas Estrangeiras (ELE), Formação AcadêmicaResumo
Nesta comunicação, apresentamos uma discussão acerca do papel que desempenha o Centro de Línguas da Universidade Federal da Fronteira Sul (CeLUFFS) do campus Chapecó, no que tange ao ensino de Português como Língua Adicional (PLA) para a população imigrante e refugiada da região como parte da política de internacionalização do Ensino, de Pesquisa e Extensão institucional. Nosso principal objetivo é evidenciar o papel crucial do CELUFFS em Chapecó, tanto nas dimensões acadêmicas, ao proporcionar formação complementar para professores do curso de licenciatura em Letras - Português e Espanhol, quanto nas dimensões humanitárias, ao apoiar o desenvolvimento linguístico e cultural da população imigrante e refugiada que se estabeleceu no Brasil, especialmente na cidade de Chapecó. De um lado, no exercício da prática docente, é possível avaliar a eficácia dos métodos pedagógicos adotados e os impactos na aprendizagem dos alunos. De outro lado, a atividade docente também é fundamental para a formação destes professores-bolsistas, que encontram nas aulas um espaço para elaboração e testagem de metodologias e pressupostos didáticos que são vistos na graduação. Com uma abordagem comunicativa que enfatiza a interação e a prática real da língua, esta comunicação tem como foco apresentar as dimensões acadêmicas e humanitárias que são alcançadas no exercício do trabalho docente pela área de PLA do CELUFFS-Chapecó.
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