A TRADUÇÃO LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL

Autores

  • Marilia de Moura Machado Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo
  • Roberta Kolling Escalante

Palavras-chave:

tradução, literatura, língua espanhola, currículo, formação professores

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a elaboração e a aplicação de uma prática pedagógica desenvolvida na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa II, na Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo e aplicada no ensino médio da  Educação Básica no Estado do Rio Grande do Sul.  Visando levar aos alunos uma nova perspectiva de ensino e aprendizagem, através da escrita de textos dissertativos-argumentativos perante apresentação das principais características do gênero e promover espaços de discussão e reflexão, englobando o tema abordado e os direitos humanos, a fim de desenvolver o senso crítico nos alunos além de aprimorar suas habilidades de escrita. Para concretização dos objetivos aqui propostos, fez-se uso dos apontamentos teóricos de Andrade, Fernandes e Santiago (2021), Bornatto (2013), Heinzen (2016) e Nonato (2021) no que compete ao ensino de língua portuguesa e na construção do gênero dissertativo-argumentativo, Kleiman (1999) e Rojo (2004) no que diz respeito à formação leitora do aluno, Hooks (2020) no que diz respeito à uma formação crítica e emancipadora e Fuzer (2012). A metodologia aplicada nesta proposta partiu dos pressupostos sociointeracionistas em que a linguagem é entendida e conceituada como forma de interação social. A partir deste conceito, o método pedagógico empregado foi a sequência didática, em que atividades de pré-leitura, leitura e pós-leitura, proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), são pensadas, criadas e trabalhadas a partir de um gênero textual específico, no caso desta proposta, o texto dissertativo-argumentativo. Após a aplicação da prática pedagógica, os alunos produziram textos dissertativos-argumentativos sobre o tema estudado em sala de aula que, posteriormente, foram avaliados de acordo com as competências exigidas pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e retornados aos alunos com bilhetes orientadores para a produção da reescrita. A partir do texto lido coletivamente em sala de aula, as habilidades sociodiscursivas e linguísticas do aluno são trabalhadas, bem como a sua oralidade, com isso, a democratização do ensino é de fato implementada no ambiente escolar, sendo dever da escola trabalhar as diversas formas de expressão da língua com os alunos. O objetivo desta proposta é desenvolver o pensamento crítico e discursivo dos alunos por meio do tema “As problemáticas acerca da cultura do cancelamento na atualidade” e acreditamos que a elaboração desta proposta contribuiu de forma essencial em nossa formação acadêmica e no futuro como docentes. Outrossim, esperamos que esta prática tenha auxiliado no desenvolvimento do senso crítico dos alunos e na melhor compreensão do gênero textual trabalhado.

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Publicado

27-09-2024

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes - Ensino - Campus Cerro Largo