ENTRE EXPECTATIVAS E REALIDADES: A TRANSFORMAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS
Palavras-chave:
Experimento, Licenciatura, Metodologia, TerrárioResumo
O período de estágio é aquele anseio, um frio na barriga, um turbilhão de emoções, recheado de expectativas e frustações, momento no qual os licenciandos têm um maior contato com o seu futuro, como professores da educação básica, naquele espaço que ressignificam e significam suas práticas. Ao entrar em sala de aula é como se um ácido caísse em seu estômago e que naquele instante a temperatura tivesse despencado. O choque com a realidade escolar, causa inúmeras preocupações e reflexões no docente, que, apesar de todo o planejamento, sempre haverá modificações e até mesmo melhorias para serem feitas na própria prática. Este resumo tem como objetivo discutir uma experiência adquirida durante o Estágio Curricular Supervisionado: Ciências no Ensino Fundamental, realizado no sétimo nível do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, em uma escola municipal no noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Durante uma aula, foi realizada a prática de um terrário para trabalhar conteúdos como ecossistemas, cadeias e teias alimentares, além de impactos ambientais. Uma aluna exclamou: “Assim a gente aprende!” (A1, 2024), referindo-se à prática do terrário. Observando as reações dos demais alunos, como “Então meu caracol vai morrer!” (A2, 2024), “Acabei de me dar conta que minha formiga-cortadeira vai comer minha planta.” (A3, 2024), e “Então, os bichinhos vão todos morrer!” (A4, 2024), percebe-se que a prática do terrário exemplifica como a Experimentação Investigativa pode transformar a abordagem pedagógica. Ao permitir que os alunos compreendam melhor os conceitos e também desenvolvem uma maior curiosidade e engajamento com o processo de aprendizagem, promovendo a internalização desses conceitos de forma mais tangível e significativa.O Estágio Supervisionado em Ciências representa não apenas um desafio, mas também uma valiosa oportunidade de reconstrução da imagem pessoal e profissional, bem como de integração significativa entre teoria e prática. O mesmo reforça a necessidade de adaptar o planejamento das aulas à realidade escolar e às necessidades dos alunos, evidenciando a importância da formação contínua e da reflexão docente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.