ENSINAR-APRENDER-AVALIAR:

um olhar sobre o processo de aprendizagem desenvolvimental de leitura dos estudantes de 4º e 5º anos no CAIC Ayrton Senna da Silva

Autores

  • David Lima IFC Campus Camboriú
  • Marilane Paim
  • Marilane Paim

Palavras-chave:

Leitura, Língua portuguesa, anos iniciais, 4º e 5º anos.

Resumo

O estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa “Processos Formativos e Políticas Educacionais”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto Federal Catarinense – IFC, do Campus Camboriú. Como problematização, questionamos: Como as práticas de ensino de leitura, como processo receptivo-ativo-apreciativo do discurso de outrem, feitas por professores Regentes de 4º, 5º anos do EF1 do CAIC Ayrton Senna da Silva, possibilitam aos estudantes a aprendizagem desenvolvimental da Língua portuguesa-leitura? Teve-se como objetivos compreender e analisar como as práticas de ensino-aprendizagem de leitura dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de 4º, 5º anos do EF1 do CAIC Ayrton Senna da Silva, são planejadas, identificando se há clareza de orientação nos documentos oficiais do município de Balneário Camboriú, de modo a ser possível ao professor perceber/diagnosticar os problemas de leitura. O estudo decorre da necessidade de uma discussão sobre o conjunto de processos de obutchénie (ensino-aprendizagem ou aprendizagem desenvolvimental) de língua portuguesa-leitura no âmbito dos anos iniciais, nas turmas de 4º e 5º anos do EF1 do CAIC Ayrton Senna da Silva, no âmbito da articulação entre as perspectivas teórico metodológicas da BNCC e da Teoria Histórico Cultural presentes na Proposta Curricular de Balneário Camboriú. Como procedimentos de análise documental segundo Stake (2011) e Gil (2008), questionário semiestruturado, conforme Galiazzi (2022). Os principais documentos analisados foram o Parecer CNE/CP 15/2017 sobre a BNCC, a BNCC, a Proposta Curricular de Balneário Camboriú. Foram, secundariamente, analisados recortes de documentos constituidores dos documentos principais, como artigos relativos à educação na Constituição Federal de 1988, aspectos históricos das três LDBs e aspectos de pareceres do concelho Nacional de Educação atinentes ao tema. Os sujeitos da pesquisa foram os professores regentes dos 4° e 5° anos do EF1atuantes no CAIC Ayrton Senna da Silva. O referencial teórico foi embasado principalmente em Bakhtin (1997; 2009); Vygotsky (1991; 2001; 2017), Saviani (2008; 2013); Mészáros (2017) entre outros. Elaboramos um estado do conhecimento, nas bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, realizando a análise dos trabalhos que se relacionam com a presente temática de pesquisa no período entre 2017 e 2022. Nossa fundamentação teórica buscou empreender uma análise com a partir de Morosini et. al (2021). Este tema de pesquisa se fez relevante para proporcionar aos professores de anos iniciais da cidade de Balneário Camboriú-SC elementos para fazer uma leitura crítica da Proposta Curricular, com vistas a organização de um projeto de Obutchénie de Língua Portuguesa-leitura.

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Publicado

26-09-2024

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Erechim