PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: INTEGRAÇÃO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

  • Janaina Alana da Silva Dallabrida Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Guilherme Daniel Robe Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Karim Francini Herlen Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Lucas Lafaiete Leão de Lima Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Roque Ismael da Costa Güllich Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

PETCiências, Futuros Professores, Experiências, Crítico e reflexivo

Resumo

O Programa de Educação Tutorial - PETCiências é desenvolvido por alunos dos cursos de
licenciatura em Ciências Biológicas, Pedagogia, Física, Matemática e Química da
Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo - RS. Conta, atualmente,
com um tutor e doze bolsistas de diferentes áreas, sendo oito de Ciências Biológicas, três
de Química e um de Matemática. O programa tem como principal objetivo qualificar a
formação inicial dos bolsistas fundamentados nos principais eixos do programa que é o
Meio Ambiente e a Formação de Professores. Os participantes do programa realizam
diferentes ações voltadas para quatro pilares destacados pelo programa: o Ensino, a
Pesquisa, a Extensão e a Cultura, em que, todos são desenvolvidos aliados à metodologia
teórico-prática de Investigação-Formação-Ação em Ciências (IFAC). As atividades do
eixo de ensino possibilitam ao estudante a inserção e participação em diversos momentos
formativos atrelados à formação inicial docente, como por exemplo o projeto “Ciclos
Formativos no Ensino de Ciências e Matemática”, que possui encontros mensais com
temáticas pertinentes à formação inicial e continuada de professores de Ciências. Ainda,
este eixo permite aos petianos a participação no Curso “Ciência, Ambiente e Formação”,
no qual, ocorrem mensalmente, diversas palestras e encontros formativos com a
participação de outros núcleos de alunos, como PIBID, alunos de Iniciação Científica (IC)
e os próprios petianos. O PETCiências também participa do Grupo de Estudos e Pesquisa
em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), em que os bolsistas realizam suas
pesquisas com orientações de professores vinculados ao grupo. As pesquisas são
realizadas por meio de instrumentos que oportunizem aos bolsistas um olhar crítico e
reflexivo acerca de suas temáticas de investigação e de sua prática docente. Neste contexto
surge a importância de utilizarmos meios para a reflexão crítica, como os Diários
Formativos (DF) e também os Relatos de Experiências (RE) que facilitam esse processo
de autorreflexão que o programa exige visando a transformação e o desenvolvimento
docente dos participantes. No campo da extensão o PETCiências promove a inserção do
acadêmico na escola por meio do projeto “PETCiências vai à escola” que é a ação em que
os petianos tem a interação com a sala de aula, tendo a oportunidade de acompanhar as
aulas de Ciências da turma estipulada pelo seu professor titular da escola o auxiliando ou,
até, ministrando atividades teóricas e práticas, oportunizando um contato com alunos
previamente aos estágios acadêmicos. Por fim, no eixo da Cultura, o PETCiências
desenvolve o “Bureau Cultural”, atividade responsável por inserir a cultura ampla e a
diversidade na formação de professores, como mesas de trabalho, exibição de filmes com
o Cine-fórum. Dessa maneira, compreendemos que a participação de acadêmicos (futuros
professores) no programa PETCiências é muito importante, pois o mesmo permite ao
bolsista um olhar crítico e reflexivo para si e para sua prática docente, constituindo seu
“ser professor”, além de possibilitar inserções em escolas e proximidades com (futuros)
alunos, ainda, permite que obtenha experiências dentro dos quatro principais eixos:
Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, que são fundamentais para formação de qualidade.

Downloads

Publicado

09-09-2024

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Cerro Largo