ANÁLISE CRÍTICA DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CONTRADIÇÕES E DESAFIOS NA PRÁTICA EDUCACIONAL

Autores

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Política Pública Educacional, Diversidade Cultural e Regional, Currículo Escolar, Reforma Educacional

Resumo

O objetivo principal da presente pesquisa é analisar as principais contradições e limitações entre o que está prescrito na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a realidade concreta da prática educacional nas instituições de ensino da rede municipal. O estudo visa compreender como a BNCC, enquanto proposta de formação na política curricular, se concretiza nas diversas realidades educacionais. O foco da análise está na crítica ao conteúdo da BNCC como expressão das ações do Estado por meio de política pública educacional. Parte da hipótese de que há um distanciamento entre o que advoga o texto orientador da BNCC, sua intencionalidade programática e a aplicabilidade no cotidiano escolar. A pesquisa busca entender as correlações de forças entre os diferentes projetos de formação humana e investigar a materialização desses princípios na educação dos anos iniciais do ensino fundamental. Os objetivos específicos desta pesquisa visam compreender o contexto histórico da elaboração e aprovação da Base Nacional Comum Curricular, seus sujeitos idealizadores e como essa reforma é incorporada num projeto de sociedade de classes. Além disso, analisar teoricamente a partir dos intelectuais da educação de perspectiva crítica, como é a questão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas contradições como projeto de formação humana e projeto de sociedade. Completando o corpus da pesquisa, examina como as diretrizes e princípios teóricos da BNCC influenciam os resultados educacionais, a administração e controle do currículo nas redes e escolas municipais e estaduais, a atividade docente, bem como o desenvolvimento das crianças na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia adotada é qualitativa e se concentra na investigação crítica das contradições entre o que é prescrito pela BNCC e o que é efetivamente realizado nas práticas pedagógicas. A pesquisa identifica limites e possibilidades nos processos educativos escolares, utilizando observação e técnicas de coleta de dados em ambientes educativos selecionados. Dessa forma, a pesquisa pretende fornecer uma visão abrangente das dinâmicas entre as diretrizes curriculares e a prática educativa, considerando a diversidade cultural e regional das escolas.

Biografia do Autor

  • Joaquim Gonçalves da Costa, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Laranjeiras do Sul. Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), defendendo a Tese intitulada: Soberania Alimentar: Dimensões Material, Prático-Política, Utópica e contraposição à [des]ordem do Sistema Agroalimentar. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná na linha de pesquisa: Mudanças no Mundo do Trabalho e Educação, área de concentração Educação, Cultura e Tecnologia defendendo a Dissertação intitulada: O Processo Educativo no Projeto Saberes da Terra do Território Cantuquiriguaçu: Limites e Possibilidades. Licenciado e especialista em Filosofia pela PUC-PR. Especialista em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Possui Curso Superior em Tecnologia em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). Entre 2010 a 2014, coordenador do Curso de Graduação Interdisciplinar em Educação do Campo-Licenciatura da UFFS-Campus Laranjeiras do Sul. Secretário Municipal de Educação de Porto Barreiro/Pr entre os anos de 2005 a 2010. Autor do livro intitulado 'Soberania Alimentar: dimensões material, prático-política e utópica' publicado em 2021.

Downloads

Publicado

21-09-2024

Edição

Seção

Ciências Humanas - Pesquisa (TCC) - Campus Laranjeiras do Sul