ANÁLISE CRÍTICA DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CONTRADIÇÕES E DESAFIOS NA PRÁTICA EDUCACIONAL
Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular, Política Pública Educacional, Diversidade Cultural e Regional, Currículo Escolar, Reforma EducacionalResumo
O objetivo principal da presente pesquisa é analisar as principais contradições e limitações entre o que está prescrito na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a realidade concreta da prática educacional nas instituições de ensino da rede municipal. O estudo visa compreender como a BNCC, enquanto proposta de formação na política curricular, se concretiza nas diversas realidades educacionais. O foco da análise está na crítica ao conteúdo da BNCC como expressão das ações do Estado por meio de política pública educacional. Parte da hipótese de que há um distanciamento entre o que advoga o texto orientador da BNCC, sua intencionalidade programática e a aplicabilidade no cotidiano escolar. A pesquisa busca entender as correlações de forças entre os diferentes projetos de formação humana e investigar a materialização desses princípios na educação dos anos iniciais do ensino fundamental. Os objetivos específicos desta pesquisa visam compreender o contexto histórico da elaboração e aprovação da Base Nacional Comum Curricular, seus sujeitos idealizadores e como essa reforma é incorporada num projeto de sociedade de classes. Além disso, analisar teoricamente a partir dos intelectuais da educação de perspectiva crítica, como é a questão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas contradições como projeto de formação humana e projeto de sociedade. Completando o corpus da pesquisa, examina como as diretrizes e princípios teóricos da BNCC influenciam os resultados educacionais, a administração e controle do currículo nas redes e escolas municipais e estaduais, a atividade docente, bem como o desenvolvimento das crianças na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia adotada é qualitativa e se concentra na investigação crítica das contradições entre o que é prescrito pela BNCC e o que é efetivamente realizado nas práticas pedagógicas. A pesquisa identifica limites e possibilidades nos processos educativos escolares, utilizando observação e técnicas de coleta de dados em ambientes educativos selecionados. Dessa forma, a pesquisa pretende fornecer uma visão abrangente das dinâmicas entre as diretrizes curriculares e a prática educativa, considerando a diversidade cultural e regional das escolas.
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