A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE GAURAMA/RS

Autores

  • Murilo Bonavigo Boller Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim
  • Jerônimo Sartori
  • Alexandra Ferronato Beatrici

Palavras-chave:

Formação continuada; Educação; Professores

Resumo

O presente trabalho apresenta os princípios e as características históricas das políticas
públicas de formação continuada de professores, tendo em conta a análise do Plano
Municipal de Educação do município de Gaurama/RS articulado com o Plano Nacional de
Educação. O estudo buscou responder as perguntas: O que os documentos legais abordam
sobre o tema da formação continuada de professores? Quais são as metas e estratégias
referentes às políticas educacionais que aparecem no PME de Gaurama? Como aparece a
articulação entre os documentos da proposta do Plano Nacional de Educação e do
documento do Plano Municipal de Educação de Gaurama? A metodologia da pesquisa
caracterizou-se como bibliográfica e documental alinhada com a abordagem de natureza
qualitativa. Ademais, utilizou-se como referenciais os documentos legais (PNE e PME) e
para o embasamento teórico os autores: Martins (2008); Candau (2009); Fávero (2008) e
Freire (2002). Concluiu-se que as demandas da educação são pertinentes e que a formação
continuada dos docentes que atuam nas escolas municipais de Gaurama vem acontecendo
ao longo do ano letivo.

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Publicado

26-09-2024

Edição

Seção

Ciências Humanas - Pesquisa - Campus Erechim