DO LABORATÓRIO À SALA DE AULA O IMPACTO DO PROJETO FÍSICA INTERATIVA NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
Palavras-chave:
ensino de física, divulgação científica, extensãoResumo
Em um panorama de inovações tecnológicas e crescente acesso à informação, surte cada vez mais a demanda de uma educação científica e crítica, entretanto, contrapondo às expectativas, a evidente desestruturação no ensino de física, caracterizada pela baixa carga horária e precários ou inexistentes laboratórios de física em escolas públicas, resulta em alunos desinteressados e acríticos pela temática. Visando atenuar a problemática, o projeto de extensão “Física Interativa” já recebeu cerca de 1400 alunos de 7 municípios nas proximidades da UFFS Campus Realeza nos laboratórios de Física, proporcionando experimentos didáticos de áreas como mecânica, eletromagnetismo, óptica, ondulatória, termodinâmica, física clássica e astronomia. A iniciativa é contemplada com apoio financeiro da Fundação Araucária, e está sendo desenvolvida desde o início de 2023, continuamente voltada para a participação ativa dos estudantes em inteirar-se sobre a origem e o comportamento da natureza. Os resultados desse trabalho ficam explícitos no momento em que os alunos vislumbram e aprendem um pouco mais sobre cada fenômeno demonstrado e vivido, fazendo valer a pena todo o planejamento anterior a cada visita recebida. Além disso, o projeto contribui amplamente para a formação dos discentes do curso de licenciatura em Física, pois oportuniza vivências com os educandos e desenvolvimento de métodos didáticos que serão de muita importância para sua futura profissão como professor. A relevância desta iniciativa é evidente desde a sua motivação até suas ações, suprindo a carência de laboratórios didáticos nas escolas e reforçando a interação dialógica entre a comunidade escolar e a universidade, colaborando através da divulgação científica para todos os públicos atendidos (crianças, adolescentes e adultos). Como objetivos futuros, pretende-se melhorar a divulgação do projeto a fim de incentivar novas iniciativas de divulgação científica em física e demais áreas do conhecimento, atender um público ainda maior de estudantes e proporcionar uma experiência cada vez mais interessante e, como o próprio nome diz, interativa entre universidade e comunidade.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.