Programa de Educação Tutorial: Formação de Professores e Metodologias de Ensino
Palavras-chave:
Educação Tutorial, Ensino de Ciências, Formação InicialResumo
No presente trabalho exploramos o papel do Programa de Educação Tutorial (PET) na
formação acadêmica e profissional de seus bolsistas, nosso objetivo é compreender como
as metodologias utilizadas na Educação Tutorial atendem a formação inicial na área de
Ciências. O PET é um programa que promove atividades extracurriculares em
indissociabilidade com a tríade de Ensino, Pesquisa e Extensão, a fim de complementar a
formação de seus bolsistas. Inicialmente buscamos por artigos no periódico da CAPES e
por um baixo retorno de produções complementamos a busca na Revista PET Brasil
(UFTM) e na Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial (UFMS). Ao realizar
a coleta, selecionamos dez artigos que tratassem sobre o PET e a formação de professores,
e que aspectos metodológicos cada trabalho aborda. A partir desta revisão bibliográfica,
tecemos uma análise documental e desta forma, encontramos artigos oriundos dos PETs de
diferentes estados, instituições, anos, periódicos e qualis, sendo eles: Minas Gerais da
UFVJM, (PET Biologia- Conexão e saberes), ano 2012, (1:10) e da UFV, (PET- Educação
e PET- Biologia), anos 2017 e 2022, (2:10); Ceará da UECE, ( PET- Educação), anos 2019
e 2022, (2:10) e da UFC, (PET Biologia), ano 2023, (1:10); Rio Grande do Sul da UFFS,
(PETCiências), anos 2018, 2019 e 2020, (3:10); Bahia da IFBA, (PET Engenharia), 2023,
(1:10). Proveniente dos seguintes periódicos: Revista em Extensão- B2 (1:10); Revista On
line de Política e Gestão Educacional- A3 (1:10); Revista PET Brasil- sem qualis (1:10);
Revista Educação & Formação- A3 (2:10); Revista Eletrônica Científica Ensino
Interdisciplinar- A3 (1:10); Revista Insignare Scientia- A4 (1:10); Revista Pesquisa e
Ensino- B2 (1:10); Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial- A4 (2:10).
Após a pré- análise dos artigos partimos para uma categorização temática de conteúdos,
sendo que a Formação Inicial (4:10) se destacou por meio de atividades que visam
complementar e aprofundar os conhecimentos adquiridos na graduação, atendendo
também as necessidades do curso em aprofundar os conteúdos. Na categoria Formação
Acadêmica (3:10), os bolsistas vão além das atividades da graduação, tendo a
oportunidade de expandir seu campo profissional, a fim de potencializar o conhecimento
construído nas atividades extracurriculares. Já na categoria Interação Bolsista-Professor de
Escola (2:10), temos presente a extensão a partir da inserção dos bolsistas na escola como
metodologia da prática no formar professores. A categoria Metodologias de Ensino
(1:10), por meio da monitoria, objetiva intensificar as habilidades profissionais e os
processos de ensino e de aprendizagem. Diante disso, é perceptível a compreensão de que
o PET se pauta em formar profissionais com excelência, realizando atividades em
indissociabilidade da tríade de Ensino, Pesquisa e Extensão. A qualidade da formação que
o Programa proporciona através de suas metodologias, com base no contexto inserido, por
meio das práticas formativas, uma formação diferenciada e completa.
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