MONITORIA DE PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Yara Portugal de Araujo UFFS
  • Caroline Vieira Nogueira
  • Natália Fernanda Nunes de Farias
  • Gabriel Antonio Magnagnagno
  • João Carlos da Silva
  • Andreia Florêncio Eduardo de Deus
  • Leandro Ferraz
  • Rosiane Moreira da Silva Swiderski

Palavras-chave:

permanência, ensino, aprendizagem, graduação

Resumo

O Ensino Superior é um espaço dinâmico de produção e circulação de conhecimentos, no
qual os estudantes se engajam em práticas discursivas e sociais específicas das suas áreas.
Os Letramentos Acadêmicos surgem como uma abordagem que reconhece a
complexidade das práticas de leitura e escrita no ambiente universitário, que vão além das
habilidades técnicas. Para além disso, durante sua jornada acadêmica, os estudantes
enfrentam desafios sociais, culturais e identitários que refletem as tensões na apropriação
dos discursos acadêmicos e na construção de sua identidade profissional. Dessa forma, o
programa de monitoria de permanência universitária visa oferecer suporte interdisciplinar,
principalmente a acadêmicos indígenas, quilombolas, pessoas com deficiências e
imigrantes. Este suporte abrange áreas como leitura, escrita, matemática e inclusão digital,
sendo desenvolvidos por meio de interações com a equipe pedagógica, docentes e
coordenação, realizando atendimentos individuais e em grupos, além de criar materiais de
divulgação e promover a presença ativa dos monitores. Durante o período de 2023-2024, o
programa focou em ajudar na leitura de textos acadêmicos, orientação para a produção de
trabalhos e acesso a ferramentas digitais. Para isso, os monitores também participaram de
cursos e produziram pesquisas e apresentações em eventos acadêmicos com o intuito de
realizar um atendimento direcionado. Assim, a organização das atividades do projeto
foram realizadas a partir de reuniões regulares para avaliar, planejar e delegar tarefas a
serem executadas. Com isso, a demanda pelos serviços de monitoria cresceu, atribuída à
presença dos monitores em salas de aula e ao trabalho de convite aos estudantes. Ademais, 
o projeto conseguiu estabelecer um espaço físico específico para atendimento, o que
ajudou a criar uma identidade para a ação, com a supervisão da pedagoga que contribuiu
orientando as ações didáticas e pedagógicas dos monitores. A proposta para o futuro inclui
melhorar o espaço físico com equipamentos e ampliar o número de bolsas de monitoria.
Além disso, a monitoria contribui significativamente para o acolhimento dos estudantes,
incentivando a troca de experiências que perpassam o ambiente de sala de aula e
promovendo o desenvolvimento interpessoal. Com isso, a monitoria, ao adotar a
perspectiva dos Letramentos Acadêmicos, não só oferece suporte técnico, mas também
atua como mediadora entre as expectativas institucionais e as experiências dos estudantes,
especialmente os de grupos sub-representados. Este suporte facilita a adaptação dos
ingressantes e contribui para a construção de uma identidade acadêmica e profissional.
Além disso, ao criar oportunidades de desenvolvimento interpessoal e troca de
experiências, a monitoria ajuda os estudantes a negociar significados acadêmicos e
desenvolver uma voz autoral. Assim, a monitoria de permanência universitária promove
uma transformação do ambiente acadêmico, tornando-o mais inclusivo e representativo da
diversidade social e cultural, alinhando-se à teoria dos Letramentos Acadêmicos e
enriquecendo as práticas estabelecidas pela academia.

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Publicado

10-10-2024

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Realeza