AS TEMÁTICAS PRESENTES NOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM FORMAÇÃO INICIAL
Palavras-chave:
Formação docente; Investigação-ação; Reflexão; Pesquisa-ação.Resumo
O presente resumo tem como objetivo analisar o conteúdo da reflexão presente em Relatos de Experiência (RE) desenvolvidos durante a formação inicial de professores de Ciências participantes do Programa de Educação Tutorial (PETCiências). Para isso, foi realizada a coleta e leitura de dez RE desenvolvidos e publicados no ano de 2023 pelos participantes do PETCiências, pelo que consideramos uma pesquisa documental. Após a leitura dos RE, desenvolvemos uma análise temática de conteúdo dividida em três etapas: Pré-análise; Exploração do material e Tratamento dos resultados e Interpretação, em que, foi possível identificar a categoria “Temáticas”. Podemos identificar dez diferentes temáticas, por exemplo, Metodologias de Ensino (5:10): “A educação ambiental como recurso para o pensamento crítico” (RE2), “Experimentação em aulas de Química Orgânica” (RE3), “A Investigação-Formação-Ação no Ensino de Ciências na construção de Sequências Didáticas” (RE4), “Trilha ecológica como recurso pedagógico” (RE7) e “O uso de mapas mentais como estratégias de ensino” (RE10), que referem-se às diferentes metodologias utilizadas em sala de aula. Atualmente, o professor não se utiliza apenas da teoria encontrada no livro, mas sim, utiliza-se de outras maneiras para ensinar, como experimentos, saídas a campo, atividades práticas, entre outros facilitadores do aprendizado, como o autor do RE3 defende “a experimentação no Ensino de Ciências auxilia nas aprendizagens dos alunos, ao ponto que possibilita novas interpretações sobre o conhecimento construído”. Nessa direção, surgem as temáticas “A experiência docente e a pesquisa da própria prática.” (RE1), “A docência vivenciada na prática.” (RE8) e “Formação em Ciências: Aprendendo a ser professor.” (RE6) que abordam as Experiências de Formação Inicial (5:10). Esse contato, dos (futuros) professores, desde o início da formação com a sala de aula é responsável por iniciar e facilitar o processo de ensino/aprendizado para quando esse estiver alocado como professor estagiário frente a uma turma, por exemplo, quando o autor do RE6 diz que essa oportunidade “possibilitou uma aprendizagem para o desenvolvimento do meu ser como futuro professor, representando um marco significativo na minha trajetória dentro da graduação.”, dessa maneira, o autor do RE já consegue identificar modificações na sua constituição ou seja, o seu ser professor, o que vai de encontro com outras temáticas aparentes nos RE, como “A Constituição docente por meio do estágio de Gestão escolar.” (RE5) e “O estágio supervisionado e a sua importância para a formação inicial de uma professora de física.” (RE9) que abrangem as experiências obtidas durante os estágios supervisionados, oportunidade que o (futuro) professor se coloca, como aprendiz, visto que “o Estágio foi importante para que eu pudesse compreender melhor o trabalho em sala de aula, bem como, as responsabilidades, os desafios e as alegrias que a docência pode proporcionar” (RE9). Sendo assim, ainda na formação inicial, esses (futuros) professores já compreendem que a docência é repleta de estudo e desafios formativos, além de modificar o seu “ser professor”, repensando suas práticas por meio de reflexões acerca da sua própria prática, objetificando o seu desenvolvimento profissional docente.
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