A MONITORIA NA ÁREA DAS ESTATÍSTICAS COMO UMA FERRAMENTA DE APROVAÇÃO DOS ALUNOS E AS REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA
Palavras-chave:
prática, análise, auxílio, dados, atendimentoResumo
A monitoria nas disciplinas de Estatística Básica, Experimentação Agrícola e Trabalho de Conclusão de Curso vem desempenhando papel fundamental na formação dos alunos. Com o objetivo de evitar o número considerável de desistências e reprovações, a monitoria tem buscado estar presente durante as aulas síncronas das disciplinas abrangidas, além de oferecer atendimentos em horários extraclasse para alunos que tenham dificuldade em entender o conteúdo ou resolver as listas de exercícios. Das disciplinas que o projeto tange, a Estatística Básica possui elevada importância, havendo sempre oferta em todos os semestres e sendo ofertada majoritariamente entre os cursos, além de que se trata do primeiro passo do aluno na área do conhecimento. A Experimentação Agrícola no curso da Agronomia, sempre conta com um número considerável de alunos matriculados, sendo uma disciplina mais específica do curso e o Trabalho de Conclusão de Curso também na Agronomia, em que os conceitos abordados anteriormente na estatística e experimentação, são mais uma vez necessários a fim de se realizar um experimento e a sua análise. Assim, a monitoria pode servir de apoio caso o aluno precise rememorar breves conceitos ou necessite executar uma análise específica. Além destas, como a estatística conta com uma base de domínio comum onde é feito o uso de softwares e a manipulação de dados, a monitoria buscou atender também o público da Estatística Aplicada do programa de mestrado em Ambiente e Tecnologias Renováveis. No total, foram realizados 56 atendimentos durante o semestre 2023/2 e 68 atendimentos no semestre 2024/1, sendo que grande parte dos questionamentos de quem frequentou a monitoria são acerca de conceitos como: tipos de variáveis e o que diferencia cada uma, quando aplicar as equações e como interpretá-las, apresentação de dados em tabelas, gráficos e a sua formatação, além de como operar softwares como o Rstudio, o qual exige um certo nível de prática com informática. Nos acompanhamentos em sala, estas dúvidas assim como a ajuda do monitor se torna mais evidente, fazendo com que a presença deste torne o cronograma da aula melhor executável para o docente, enquanto o monitor busca saciar as dúvidas recorrentes. Cabe também ressaltar, que, a aprovação do aluno deve-se a sua capacidade de aproveitar os momentos de aprendizagem ofertados durante o semestre, a monitoria surge como uma destas oportunidades, buscando potencializar a aprendizagem, porém, não é capaz de resultar na aprovação por si só caso o aluno não faça uso com tempo e devida consciência. Para o monitor, além das reflexões acerca da iniciação a docência acadêmica, como a valorização do profissional docente e as suas atribuições institucionais, a monitoria também acaba por fazer com que o monitor desenvolva ao longo do tempo, mesmo que de forma indireta, uma maior compreensão das exigências de um profissional a frente de seu cargo, sendo necessário o desenvolvimento de habilidades como a oratória, a empatia na hora de compreender qual as suas dúvidas, além da organização de uma rotina de estudos e o aprofundamento técnico-científico na sua área do conhecimento.
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