O DESENVOLVENDO O SENSO CRÍTICO EM SALA DE AULA ATRAVÉS DO TEMA
“AS PROBLEMÁTICAS ACERCA DA CULTURA DO CANCELAMENTO NA ATUALIDADE”
Palavras-chave:
Senso crítico, Texto dissertativo-argumentativo, Cultura do cancelamento, Proposta pedagógicaResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a elaboração e a aplicação de uma prática pedagógica que desenvolvemos na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa II, na Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo, e aplicamos no ensino médio da Educação Básica no Estado do Rio Grande do Sul. Visamos levar aos alunos uma nova perspectiva de ensino e aprendizagem, por meio da escrita de textos dissertativos-argumentativos, mediante a apresentação das principais características do gênero, além de promover espaços de discussão e reflexão que englobassem o tema abordado e os direitos humanos, com o intuito de desenvolver o senso crítico nos alunos, bem como aprimorar suas habilidades de escrita. Para a concretização dos objetivos aqui propostos, utilizamos os apontamentos teóricos de Andrade, Fernandes e Santiago (2021), Bornatto (2013), Heinzen (2016) e Nonato (2021), no que concerne ao ensino de língua portuguesa e à construção do gênero dissertativo-argumentativo; de Kleiman (1999) e Rojo (2004), no que diz respeito à formação leitora do aluno; de Hooks (2020), no que concerne a uma formação crítica e emancipadora; e de Fuzer (2012).
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